Macuco ganha 'Ecoponto' para combater descarte irregular de lixo

O primeiro Ecoponto de Macuco, localizado na Praça Joaquim Taveira no centro da cidade, já começou a funcionar.

O espaço disponibilizado à população é destinado à entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis não recolhidos pela coleta convencional de lixo, combatendo, assim, o descarte irregular de resíduos.

Entre outras finalidades, a ação tem ainda como objetivo contribuir para a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; o descarte correto de pequenos volumes; a extinção dos lixões; além de estimular o reaproveitamento e a reciclagem de materiais descartáveis e propiciar à população um local específico para fazer a destinação do lixo reciclável acumulado em sua casa.

A previsão é que sejam implantadas 6 unidades do tipo - todas em pontos da cidade que sofram com o descarte irregular.
“Antes o poder público não tinha autoridade para cobrar o descarte correto se não apresentava um local com espaço adequado para isso, mas agora a comunidade tem uma alternativa de fácil acesso. Nós queremos uma cidade mais limpa e precisamos dividir responsabilidades e somar esforços para arrumar um destino correto aos resíduos”, destacou o prefeito Bruno Boaretto.
Como descartar seus materiais
O passo a passo é simples: o morador deve se dirigir à coletora correta e destinada ao produto que possui - todas as coletoras têm identificação de qual material recebe. Cada morador é responsável pelo seu lixo e deve colocá-lo dentro da coletora correta.