Links Úteis

Câmara Municipal de Macuco Alerj Governo do Estado do Rio de Janeiro Portal do Brasil Nota Fiscal Eletrônica
Portal da Transparência






Macuco aparece bem no Ranking de Eficiência dos Municípios

 

Um trabalho inédito lançado em parceria pela Folha de São Paulo e o Instituto Datafolha avaliou durante um ano o desempenho das prefeituras brasileiras com o objetivo de conhecer as que oferecem mais serviços básicos à população utilizando menor volume de recursos financeiros. Trata-se do Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F), que leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão em 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.

Apesar das dificuldades enfrentadas com a crise financeira e de ser um dos menores municípios do Estado do Rio de Janeiro e também um dos que menos arrecada, Macuco figura numa posição destacada entre os municípios brasileiros, aparecendo como o 526º, o que comprova estar entre os considerados eficientes na aplicação de recursos pela pesquisa. Na Região Serrana, Macuco está atrás de Cordeiro e Carmo.

Os principais indicadores do REM-F dão conta da eficácia quanto aos serviços de educação, saúde, saneamento e finanças. No caso da educação foram levados em consideração os percentuais de crianças com idade entre 4 e 5 anos matriculadas no ensino fundamental e de 0 a 3 nas creches. Sobre saneamento foram considerados os percentuais de domicílios na rede de fornecimento de água, esgoto e os atendidos pelo sistema de coleta de lixo. Na saúde foi levantada a cobertura por equipes de atenção básica e o número de médicos por habitante no município.

Numa escala de 0 a 1, somente 24% das cidades atingiram 0,50 e, por isso, foram consideradas eficientes, como é o caso de Macuco. Pesquisa do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras. O levantamento revela que nos 5% menos eficientes, com índice de até 0,30, o funcionalismo cresceu 67% entre 2004 e 2014, em média. A população aumentou 12% no período.

Em crise, os municípios espelham também alguns dos principais desafios do país, como o crescimento do gasto público, a dependência de verbas federais, a perda da dinâmica da indústria e a ascensão do agronegócio. "Num universo de mais de 5.000 municípios Macuco figurar nessa posição comprova que estamos no caminho certo e administrando pelo bem comum. O índice 'eficiente' comprova que nossos esforços não estão sendo em vão", comemora o prefeito Félix Lengruber.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco