Secretaria de Administração

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretária: Michelle Bianchini Biscácio

 

Links Úteis

Câmara Municipal de Macuco Alerj Governo do Estado do Rio de Janeiro Portal do Brasil Nota Fiscal Eletrônica
Portal da Transparência






Justiça Itinerante continua atendendo em Macuco

Depois de completar, no ano passado, dez anos de atuação ininterrupta em prol da população fluminense, o projeto 'Justiça Itinerante', idealizado pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), continua oferecendo benefícios essenciais à sociedade.

 

Segundo autoridades do setor, trata-se de uma política pública do Poder Judiciário, atendendo demanda da Constituição Federal, visando garantir o acesso da população à Justiça e deixar o juiz próximo do jurisdicionado. Para isso, a Justiça Itinerante conta com ônibus que são deslocados uma vez por semana ou quinzenalmente até os 18 postos, selecionados dentre os municípios sem comarca instalada; municípios com comarcas, porém com grande densidade demográfica; municípios com grande extensão territorial e regiões pacificadas na cidade do Rio de Janeiro.

Dentro do veículo, um juiz do TJ-RJ, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, funcionários e estagiários dirigem-se a estas áreas para resolver questões envolvendo guarda de crianças e adolescentes, pensão alimentícia, interdição, divórcio, reconhecimento de paternidade, segunda via de registro de nascimento, conversão de união estável em casamento, óbito e demandas envolvendo consumo. A equipe também presta informações ou encaminha demandas para os demais órgãos públicos.

O atendimento da Justiça Itinerante, viabilizado através de convênios celebrados entre o TJ-RJ e os respectivos municípios, é feito de forma regular a nove municípios diferentes: Mesquita, Duque de Caxias, Tanguá, Macuco, Campos dos Goytacazes, Comendador Levy Gasparian, São Gonçalo, Areal e Carapebus.

Vale lembrar que em Macuco o atendimento é feito quinzenalmente, sempre às terças-feiras, das 09h às 15h. O ônibus da Justiça Itinerante fica estacionado ao lado da Prefeitura de Macuco e os munícipes podem ter acesso gratuito aos serviços. O próximo atendimento ocorre em Macuco no dia 19 de maio. "Em muitos casos, a justiça fica sobrecarregada e muita gente fica sem acesso a ela. Com esse projeto, o TJ-RJ encontrou uma forma de trazer o Poder Judiciário até o cidadão. É uma excelente ideia", avalia o prefeito Félix Lengruber.

Por: ASCOM Macuco