Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Cláudia Bonan Taveira Pinaud

 

Links Úteis

Câmara Municipal de Macuco Alerj Governo do Estado do Rio de Janeiro Portal do Brasil Nota Fiscal Eletrônica
Portal da Transparência






Caminhada da Paz marca combate à violência doméstica em Macuco

 

Macuco iniciou a sexta-feira, 6, pedindo paz e atuando no combate a todas as formas de violência doméstica contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Uma mobilização popular denominada Caminhada da Paz, reunindo alunos, diretores e professores de escolas municipais, componentes do Grupo da Terceira Idade Flor de Ipê e integrantes de comunidades de diversos bairros, foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, numa ação integrando o Projeto Viva Paz.

Realizado simultaneamente em diversos municípios da Região Serrana, entre eles Cordeiro, Cantagalo, São Sebastião do Alto, Bom Jardim e Santa Maria Madalena, o projeto contou com parceria da Casa da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo, que vem desenvolvendo um trabalho sistemático visando à erradicação da cultura de violência existente na sociedade e propagando propostas de paz, tolerância, respeito e amor ao próximo. O patrocínio é feito pela Petrobras, considerada a maior empresa brasileira, através do programa Desenvolvimento & Cidadania.

Coordenado por Dirceu Villa Nova e Marília de Oliveira, ativistas macuquenses atuantes nas questões sociais do município, a Caminhada da Paz obteve ótima receptividade junto à população. Com faixas alusivas ao tema, aproximadamente 100 manifestantes saíram do bairro Volta do Umbigo e se dirigiram à Praça Professor João Brazil, no centro, onde uma concentração marcou a culminância do evento. Foram lidos textos reforçando a necessidade do combate à violência doméstica, ao preconceito e seus efeitos na sociedade e ao 'bullying' nas escolas. Além disso, lideranças de diversas denominações cristãs puxaram orações clamando pela paz em Macuco e região.  

Ao final, representando o prefeito Félix Lengruber, ausente por conta de um encontro oficial na capital fluminense, o secretário de Desenvolvimento Social de Macuco, Luiz Claudio Gomes de Souza, discursou agradecendo a todos aqueles que entenderam a proposta e aderiram ao programa 'Viva Paz'. "Estamos dizendo um basta à violência, levantando a bandeira em defesa da paz e combatendo o desrespeito às crianças, adolescentes, mulheres e idosos. O que queremos é o simples direito de viver numa sociedade onde a paz seja a principal diretriz", colocou Luizão.

Por Ricardo Vieira

ASCOM Macuco