Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Cláudia Bonan Taveira Pinaud

Links Úteis

Câmara Municipal de Macuco Alerj Governo do Estado do Rio de Janeiro Portal do Brasil Nota Fiscal Eletrônica
Portal da Transparência





Desenvolvimento Social conclui mais um curso em Macuco

Segue em ritmo acelerado o aprendizado oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco. Através dos cursos de capacitação – disponibilizados à população graças à indispensável parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio), por intermédio do projeto 'Saber Comunitário' –, os macuquenses enriquecem seus currículos no intuito de melhorar a qualidade de vida.

 

Dessa vez, a instrução se deu pelo Curso de Cuidador de Crianças, realizado em outubro e que culminou com a formatura de 20 alunas. Como de praxe, a programação obedeceu aos parâmetros propostos pelas profissionais Claudia Bonan Taveira Pinaud e Noemia Machado Marcilio, assistente social e psicóloga, respectivamente, instrutoras das aulas, que por sua vez seguiram os critérios técnicos determinados pelo Sesc. Ambas receberam elogios das alunas e da coordenação do curso, em particular pela dinâmica apresentada e por manterem sempre uma proximidade com as participantes.

Durante as aulas, foram abordados temas fundamentais para a formação de um bom profissional, entre os quais noções básicas de cuidados com as crianças; prevenção de doenças e acidentes; primeiros socorros; alimentação adequada, incluindo detalhes sobre amamentação, manuseio correto dos alimentos e valores nutritivos; cuidados com a pele e cabelo conforme as faixas etárias; acompanhamento do calendário de vacinação e a importância das vacinas; desenvolvimento de jogos e brincadeiras infantis, entre as quais canções de roda e de ninar; valorização da leitura para crianças, enfatizando a entonação no momento de ler e os tipos mais adequados de livros conforme a idade; e abordagem de aspectos emocionais, entre outros.

Para dinamizar ainda mais os trabalhos, o grupo assistiu diversos vídeos educativos tratando dos assuntos curriculares e outros considerados essenciais para a preparação dos cursistas, que também tiveram a oportunidade de ver esclarecidas dúvidas sobre a necessidade de o Cuidador de Crianças tratar de si mesmo, no que tange à saúde física e mental, além de se inteirar a respeito dos direitos de um cuidador. Para isso, foi explanada a nova legislação que regulamenta os direitos dos cuidadores e a obrigação de estarem atentos a direitos e deveres.

Durante a entrega das declarações de participação nos cursos, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Luiz Claudio Gomes de Souza e da coordenadora Jucilea Brito, as alunas se emocionaram, destacando a clareza das lições ofertadas e agradeceram aos idealizadores. A coordenadora mais uma vez homenageou as alunas ao entregá-las um chaveiro no formato de um coração. "Busquemos ter o coração de uma criança e façamos a diferença onde formos. Desejo que todos nós tenhamos o coração puro como o de uma criança", disse Jucilea.

Não menos enfático, o secretário foi além, dizendo que ser criança é carregar consigo a pureza da alma e fazer da inocência um passaporte para a realização de coisas boas e que valorizem o caráter e a formação pessoal. "Estou feliz por saber que daqui sairão profissionais gabaritados a cuidar do futuro de nossa cidade, que são as crianças. Parabéns e sucesso a todas vocês", discursou Luizão.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco