Departamento de Cultura

Diretor de Departamento: Naná

Macuco elege seus representantes da Beleza Negra

Uma festa bastante concorrida, reunindo gente bonita, elegante e consciente num evento idealizado para marcar as comemorações da Semana da Consciência Negra. Assim transcorreu o Concurso Beleza Negra de Macuco 2015, realizado na última sexta-feira, 20, no palco principal do Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Macuco Rural Park), como parte integrante do Macuco Rodeio Festival.

Antes dos desfiles, coordenados pelo Departamento de Cultura, a diretora Vera Lúcia Tiberto, mentora do evento, ofereceu um coquetel de recepção para os concorrentes, seus familiares, jurados e demais convidados do evento, que puderam se confraternizar numa data especial para a cultura afro-brasileira. Lucinha aproveitou a oportunidade para agradecer a colaboração de todos que ajudaram a fazer com que o Concurso Beleza Negra fosse um sucesso, como a Administração Municipal, a comunidade e o comércio local.

Durante os desfiles, todos os 15 candidatos, oito mulheres e sete homens, foram muito aplaudidos pela plateia presente, dificultando a missão do corpo de jurados, formado pelo advogado e professor cordeirense, Henrique Julio; secretária de Cultura de Cantagalo, Cristiane Robadey; diretor de Cultura de São Sebastião do Alto, Raphael Xuxa; professor de Educação Física, Bileco Neto; e a altense, Bianca Latini.

Encantadoras, desenvoltas, charmosas e naturais. Assim foram adjetivadas as apresentações dos concorrentes pelo júri, que observou simpatia, beleza facial e corporal e apresentação na passarela e reconheceu que todos conseguiram evidenciar as características mais marcantes da beleza negra macuquense. Ao final, no concurso feminino, vitória de Yara Rodrigues da Silva, de 26 anos e 1,80 de altura, que somou 176 pontos, com Damaris Lopes em segundo lugar (168 pontos) e Tayonara Nascimento em terceiro (145 pontos). Já no masculino o grande vencedor foi Cleyton Santana, 24 anos e 1,87 de altura, com 182 pontos. Em segundo ficou Rodrigo dos Santos (168 pontos) e terceiro Uilher Gomes (167 pontos).

A premiação foi entregue logo após o desfile, com participação do prefeito Félix Lengruber e da primeira dama Michelle Faria. Os dois primeiros colocados de cada categoria receberam três meses gratuitos de mensalidade, avaliação física e uma camisa, oferta da Academia SuperAção. Além disso, os dois grandes vencedores (feminino e masculino) receberam um tablet, presente da Secretaria de Educação. Os segundos colocados foram premiados com um aparelho de DVD, também doado pela Secretaria de Educação, e com duas mensalidades gratuitas da SuperAção. Os terceiros receberam blusas e camisas da X Racing, além de uma mensalidade gratuita da academia.

"Nosso concurso teve como objetivo priorizar a valorização da beleza negra e a autoestima, além de conscientizar a população sobre os direitos dos negros de fazer sucesso, estar na mídia e ocupar as mais diversas esferas sociais e políticas da nossa sociedade tão miscigenada e de uma riqueza cultural espetacular", declarou a diretora de Cultura Vera Lúcia Tiberto após o concurso.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco