Departamento de Cultura

Prefeitura Municipal de Macuco

Diretor de Departamento: Naná

 

Links Úteis

Câmara Municipal de Macuco Alerj Governo do Estado do Rio de Janeiro Portal do Brasil Nota Fiscal Eletrônica
Portal da Transparência






Macuco elege seus representantes da Beleza Negra

 

Uma festa bastante concorrida, reunindo gente bonita, elegante e consciente num evento idealizado para marcar as comemorações da Semana da Consciência Negra. Assim transcorreu o Concurso Beleza Negra de Macuco 2015, realizado na última sexta-feira, 20, no palco principal do Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Macuco Rural Park), como parte integrante do Macuco Rodeio Festival.

Antes dos desfiles, coordenados pelo Departamento de Cultura, a diretora Vera Lúcia Tiberto, mentora do evento, ofereceu um coquetel de recepção para os concorrentes, seus familiares, jurados e demais convidados do evento, que puderam se confraternizar numa data especial para a cultura afro-brasileira. Lucinha aproveitou a oportunidade para agradecer a colaboração de todos que ajudaram a fazer com que o Concurso Beleza Negra fosse um sucesso, como a Administração Municipal, a comunidade e o comércio local.

Durante os desfiles, todos os 15 candidatos, oito mulheres e sete homens, foram muito aplaudidos pela plateia presente, dificultando a missão do corpo de jurados, formado pelo advogado e professor cordeirense, Henrique Julio; secretária de Cultura de Cantagalo, Cristiane Robadey; diretor de Cultura de São Sebastião do Alto, Raphael Xuxa; professor de Educação Física, Bileco Neto; e a altense, Bianca Latini.

Encantadoras, desenvoltas, charmosas e naturais. Assim foram adjetivadas as apresentações dos concorrentes pelo júri, que observou simpatia, beleza facial e corporal e apresentação na passarela e reconheceu que todos conseguiram evidenciar as características mais marcantes da beleza negra macuquense. Ao final, no concurso feminino, vitória de Yara Rodrigues da Silva, de 26 anos e 1,80 de altura, que somou 176 pontos, com Damaris Lopes em segundo lugar (168 pontos) e Tayonara Nascimento em terceiro (145 pontos). Já no masculino o grande vencedor foi Cleyton Santana, 24 anos e 1,87 de altura, com 182 pontos. Em segundo ficou Rodrigo dos Santos (168 pontos) e terceiro Uilher Gomes (167 pontos).

A premiação foi entregue logo após o desfile, com participação do prefeito Félix Lengruber e da primeira dama Michelle Faria. Os dois primeiros colocados de cada categoria receberam três meses gratuitos de mensalidade, avaliação física e uma camisa, oferta da Academia SuperAção. Além disso, os dois grandes vencedores (feminino e masculino) receberam um tablet, presente da Secretaria de Educação. Os segundos colocados foram premiados com um aparelho de DVD, também doado pela Secretaria de Educação, e com duas mensalidades gratuitas da SuperAção. Os terceiros receberam blusas e camisas da X Racing, além de uma mensalidade gratuita da academia.

"Nosso concurso teve como objetivo priorizar a valorização da beleza negra e a autoestima, além de conscientizar a população sobre os direitos dos negros de fazer sucesso, estar na mídia e ocupar as mais diversas esferas sociais e políticas da nossa sociedade tão miscigenada e de uma riqueza cultural espetacular", declarou a diretora de Cultura Vera Lúcia Tiberto após o concurso.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco