Departamento de Cultura

Diretor de Departamento: Naná

DEPARTAMENTO DE CULTURA FAZ EXPOSIÇÃO DE ARTE SACRA NA FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA

Para abrilhantar ainda mais a festa de São João, foi aberta na última sexta-feira, (22), na Câmara Municipal de Macuco, a exposição de arte sacra.

O evento de abertura contou com a presença do prefeito Bruno Boaretto acompanhado da primeira dama Andréia Boaretto, do Padre Wanderson Mozer, Vice prefeita Michele Bianchini, Presidente da Câmara Carlos Alberto(Tico), Deputado Estadual Chico Machado, secretários e demais vereadores, devotos e população.

A exposição é composta de um conjunto de arte escultórica religiosa e de uma coleção de fotografias e quadros. Nela será possível conhecer parte do belíssimo acervo de arte sacra macuquense, que reúne peças de diferentes períodos e estilos.

Dentre as peças expostas estão imagens do escultor Nilton Batista. Um sujeito talentoso, que aliava a destreza de seus trabalhos manuais ao amor à arte para transformar simples pedaços de madeira em verdadeiras obras de arte capazes de deixar extasiados até os mais exigentes críticos de arte. Assim pode ser definido o trabalho do artesão Nilton Batista, escultor que morou em Macuco e deixou um acervo riquíssimo, doado ao Departamento de Cultura local e aberto à visitação popular.

Deficiente físico, em decorrência de uma paralisia infantil adquirida aos sete anos de idade, Nilton enfrentou muitas dificuldades, especialmente porque a família não possuía condições financeiras para comprar uma cadeira de rodas. “Ele tomava muitas injeções e ficava cheio de hematomas. Era necessário carregá-lo nas costas. Depois conseguimos uma cadeira de rodas e mais tarde houve outras doações das prefeituras de Trajano de Moraes e Macuco”, relata José Batista, irmão do artista.

Outras peças expostas estão as imagens de Nossa Senhora da Aparecida, São João Batista, Santo Antônio e até uma replica da Paróquia do nosso município.São peças que representam parte da cultura religiosa.

Confira mais fotos abaixo: