Departamento de Cultura

Prefeitura Municipal de Macuco

Diretor de Departamento: Naná

 

Links Úteis

Câmara Municipal de Macuco Alerj Governo do Estado do Rio de Janeiro Portal do Brasil Nota Fiscal Eletrônica
Portal da Transparência






DEPARTAMENTO DE CULTURA FAZ EXPOSIÇÃO DE ARTE SACRA NA FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA

Para abrilhantar ainda mais a festa de São João, foi aberta na última sexta-feira, (22), na Câmara Municipal de Macuco, a exposição de arte sacra.

 

O evento de abertura contou com a presença do prefeito Bruno Boaretto acompanhado da primeira dama Andréia Boaretto, do Padre Wanderson Mozer, Vice prefeita Michele Bianchini, Presidente da Câmara Carlos Alberto(Tico), Deputado Estadual Chico Machado, secretários e demais vereadores, devotos e população.

A exposição é composta de um conjunto de arte escultórica religiosa e de uma coleção de fotografias e quadros. Nela será possível conhecer parte do belíssimo acervo de arte sacra macuquense, que reúne peças de diferentes períodos e estilos.

Dentre as peças expostas estão imagens do escultor Nilton Batista. Um sujeito talentoso, que aliava a destreza de seus trabalhos manuais ao amor à arte para transformar simples pedaços de madeira em verdadeiras obras de arte capazes de deixar extasiados até os mais exigentes críticos de arte. Assim pode ser definido o trabalho do artesão Nilton Batista, escultor que morou em Macuco e deixou um acervo riquíssimo, doado ao Departamento de Cultura local e aberto à visitação popular.

Deficiente físico, em decorrência de uma paralisia infantil adquirida aos sete anos de idade, Nilton enfrentou muitas dificuldades, especialmente porque a família não possuía condições financeiras para comprar uma cadeira de rodas. “Ele tomava muitas injeções e ficava cheio de hematomas. Era necessário carregá-lo nas costas. Depois conseguimos uma cadeira de rodas e mais tarde houve outras doações das prefeituras de Trajano de Moraes e Macuco”, relata José Batista, irmão do artista.

Outras peças expostas estão as imagens de Nossa Senhora da Aparecida, São João Batista, Santo Antônio e até uma replica da Paróquia do nosso município.São peças que representam parte da cultura religiosa.

Confira mais fotos abaixo: