Secretaria de Educação, Turismo, Cultura, Ciência & Tecnologia

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Luciana Backer Boaretto Soler

Links Úteis

Câmara Municipal de Macuco Alerj Governo do Estado do Rio de Janeiro Portal do Brasil Nota Fiscal Eletrônica
Portal da Transparência





Aluna do Rodolfo Albino representa Macuco na ALERJ

 

Idealizado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), o projeto Parlamento Juvenil é apartidário, autônomo e tem como intuito aproximar os jovens da política. Instalado em 2003, envolve 1.200 escolas estaduais dos 92 municípios do estado e chega à nona edição em 2015. A iniciativa segue os moldes de um parlamento convencional, onde os parlamentares são eleitos pelos próprios colegas de escola, por voto direto, e têm as mesmas atribuições dos deputados estaduais. Durante uma semana, eles apresentam, discutem e aprimoram projetos de lei.

Cada município do Rio de Janeiro é representado por um parlamentar juvenil, com as eleições acontecendo nas escolas em dois turnos de votação. Em Macuco, foi eleita como representante do município a jovem Milena Falcão, aluna do Colégio Estadual Farmacêutico Rodolfo Albino, e que já está em ação na função de legisladora juvenil desde o início da semana no parlamento estadual, onde os deputados eleitos aprendem mais sobre sua função em oficinas de capacitação preparadas pela ALERJ.

Durante uma semana, os parlamentares apresentam, debatem e votam os projetos de sua autoria no plenário e ao final da jornada as escolhas são encaminhadas à apreciação do governador, podendo ou não virar lei. Compõem a Mesa Diretora Lara Carvalho (Duas Barras), presidente; Enzo Carvalho (Resende), vice-presidente; Luiza Barros (Iguaba Grande), 2ª vice-presidente; Sárya Martins (Quissamã), 1ª secretária; Lucas Mota (Santo Antônio de Pádua), 2º secretário; e João Pedro Valente (São Pedro da Aldeia) e Maria Luíza (Belford Roxo), suplentes.

Dentre as atividades integrantes da programação do Parlamento Juvenil (PJ), estão, entre outras coisas, aula de oratória com o ator Bernardo Dugin; visita ao Palácio Tiradentes, sede da ALERJ, para conhecer seu funcionamento; abertura da tribuna, no auditório senador Nelson Carneiro, para fazer pronunciamentos e apresentar projetos; desenvolvimento de atividades culturais; visita ao Maracanã; participação em reuniões da mesa diretora; discussão sobre projeto de resolução do PJ; trabalho nas Comissões; visita ao Palácio Guanabara e encontro com o governador; visita ao Pão de Açúcar; e conclusão dos trabalhos na Plenária Final, com votação dos projetos, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, em sessão aberta ao público.

Solidário à representante de Macuco no projeto, o prefeito Félix Lengruber fez questão de acompanhar de perto um dia de atuação de Milena Falcão na Assembleia Legislativa. Ele reconheceu a legitimidade da representação, já que a votação maciça comprova a popularidade da estudante, e disse que notou a força de vontade da jovem macuquense em desempenhar um bom papel. "É uma menina inteligente, adepta das artes e da cultura e, portanto, saberá nos representar com toda dignidade", disse Félix.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco