Secretaria de Educação, Turismo, Cultura, Ciência & Tecnologia

Secretário: Luciana Backer Boaretto Soler

Aluna do Rodolfo Albino representa Macuco na ALERJ

Idealizado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), o projeto Parlamento Juvenil é apartidário, autônomo e tem como intuito aproximar os jovens da política. Instalado em 2003, envolve 1.200 escolas estaduais dos 92 municípios do estado e chega à nona edição em 2015. A iniciativa segue os moldes de um parlamento convencional, onde os parlamentares são eleitos pelos próprios colegas de escola, por voto direto, e têm as mesmas atribuições dos deputados estaduais. Durante uma semana, eles apresentam, discutem e aprimoram projetos de lei.

Cada município do Rio de Janeiro é representado por um parlamentar juvenil, com as eleições acontecendo nas escolas em dois turnos de votação. Em Macuco, foi eleita como representante do município a jovem Milena Falcão, aluna do Colégio Estadual Farmacêutico Rodolfo Albino, e que já está em ação na função de legisladora juvenil desde o início da semana no parlamento estadual, onde os deputados eleitos aprendem mais sobre sua função em oficinas de capacitação preparadas pela ALERJ.

Durante uma semana, os parlamentares apresentam, debatem e votam os projetos de sua autoria no plenário e ao final da jornada as escolhas são encaminhadas à apreciação do governador, podendo ou não virar lei. Compõem a Mesa Diretora Lara Carvalho (Duas Barras), presidente; Enzo Carvalho (Resende), vice-presidente; Luiza Barros (Iguaba Grande), 2ª vice-presidente; Sárya Martins (Quissamã), 1ª secretária; Lucas Mota (Santo Antônio de Pádua), 2º secretário; e João Pedro Valente (São Pedro da Aldeia) e Maria Luíza (Belford Roxo), suplentes.

Dentre as atividades integrantes da programação do Parlamento Juvenil (PJ), estão, entre outras coisas, aula de oratória com o ator Bernardo Dugin; visita ao Palácio Tiradentes, sede da ALERJ, para conhecer seu funcionamento; abertura da tribuna, no auditório senador Nelson Carneiro, para fazer pronunciamentos e apresentar projetos; desenvolvimento de atividades culturais; visita ao Maracanã; participação em reuniões da mesa diretora; discussão sobre projeto de resolução do PJ; trabalho nas Comissões; visita ao Palácio Guanabara e encontro com o governador; visita ao Pão de Açúcar; e conclusão dos trabalhos na Plenária Final, com votação dos projetos, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, em sessão aberta ao público.

Solidário à representante de Macuco no projeto, o prefeito Félix Lengruber fez questão de acompanhar de perto um dia de atuação de Milena Falcão na Assembleia Legislativa. Ele reconheceu a legitimidade da representação, já que a votação maciça comprova a popularidade da estudante, e disse que notou a força de vontade da jovem macuquense em desempenhar um bom papel. "É uma menina inteligente, adepta das artes e da cultura e, portanto, saberá nos representar com toda dignidade", disse Félix.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco