Secretaria de Educação, Turismo, Cultura, Ciência & Tecnologia

Secretário: Luciana Backer Boaretto Soler

IDEB aponta crescimento da qualidade educacional em Macuco

Com a intensificação das ações na Rede Municipal de Ensino, Macuco melhorou seu desempenho e ficou próximo de superar as metas do IDEB-2015 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Criado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o IDEB indica o desempenho da educação e é divulgado a cada dois anos pelo instituto, pertencente ao Ministério da Educação.

O IDEB relaciona o desempenho dos estudantes e é calculado a partir da Prova Brasil/SAEB, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente. O IDEB é calculado para escolas que monitoram o seu desempenho em relação às metas individuais pactuadas com o Governo Federal. O índice varia de 0 a 10. Quanto maior o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o IDEB.

A notícia divulgada e comemorada pelos militantes da educação macuquense é que para as turmas de 4ª Série/5º Ano do Ensino Fundamental, a meta estabelecida era de 5.6 e Macuco alcançou 5.4. Os índices ultrapassaram 96% da meta projetada pelo Governo Federal. Segundo a secretária de Educação, Kellen Lengruber, a vitória é ainda mais significativa porque o município saiu do IDEB 3,6 em 2013, cuja avaliação foi realizada em 2011, para 5,4 em 2016, com avaliações feitas em 2013 e 2014.

O aumento do índice comprova que Macuco adota políticas pontuais para garantir a qualidade educacional. Uma das ações foi a aquisição, com recursos próprios, de livros didáticos integrados com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Arte e Língua Inglesa, repassados aos estudantes das escolas municipais. No total, 700 livros foram doados pela Administração Municipal aos alunos do 1º ao 5º ano e aos menores da Educação Infantil.

Ciente do IDEB, o prefeito Félix Lengruber disse que a educação sempre foi prioridade e parabenizou a equipe da Secretaria de Educação, professores, diretores e pessoal de apoio pelo desempenho. "Encaramos os números com otimismo e projetamos o futuro. Por detrás desse índice estão as condições de aprendizagem oferecidas diariamente nas escolas, graças ao acompanhamento pedagógico e a formação dos professores. Esses dados refletem nosso investimento no setor e o esforço da equipe de trabalho. Mesmo enfrentando a pior crise econômica da história do país e com o menor orçamento do estado, tenho a convicção do avanço na educação. Porém, nessas horas os críticos deveriam pelo menos agradecer a essa gente que faz a diferença na educação de nossa cidade", desabafou Lengruber.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco