Chefia de Gabinete e Comunicação

Prefeitura Municipal de Macuco

Chefe de Gabinete: Sebastião Wilson Cardoso

Links Úteis

Câmara Municipal de Macuco Alerj Governo do Estado do Rio de Janeiro Portal do Brasil Nota Fiscal Eletrônica
Portal da Transparência





Prefeito de Macuco representa região na CONACI/BR

 

Durante reunião realizada na capital mineira, Belo Horizonte, na sede da Associação Mineira de Municípios, na última quinta-feira, 12, o prefeito de Macuco, Félix Lengruber, representou o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Rio Serra Norte, do qual é presidente, na Assembleia Geral de Constituição da Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil – CONACI/BR.

Na ocasião, juntamente com o prefeito de Cordeiro, Leandro Monteiro, este representando o Cis-Serra (Consórcio de Saúde da Região Serrana) e ao lado de prefeitos de aproximadamente 80 municípios brasileiros, oriundos dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, entre outros, o prefeito macuquense teve a chance de acompanhar palestras e debates que segundo ele serão de fundamental importância para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes para garantir o crescimento dos municípios fluminenses.

Mostrando-se participativo, Félix Lengruber recebeu uma missão das autoridades da CONACI, sendo indicado e eleito, durante a eleição do conselho da entidade, ao cargo de tesoureiro da instituição. Após o pleito, ele agradeceu especialmente ao companheiro Wellington Rodrigues, prefeito de Mar de Espanha, Minas Gerais, com quem mantém excelente relacionamento e já vem desenvolvendo uma espécie de intercâmbio para aprimorar as atividades ligadas aos consórcios, e também citou o prefeito de Cordeiro.

"Agradeço a confiança dos consórcios aqui representados, especialmente aos prefeitos Wellington Rodrigues e Leandro Monteiro, por eu ser o primeiro prefeito do Estado do Rio a integrar a diretoria desta importante confederação. Juntos seremos mais fortes para enfrentar esta nova realidade dos municípios brasileiros, principalmente aqueles que possuem menos de 100 mil habitantes e são extremamente dependentes de recursos repassados pelos governos Estaduais e Federal, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Royalties do Petróleo, que vem sofrendo uma queda acentuada", discursou Lengruber.

Além da eleição, outras medidas foram debatidas durante a reunião, entre elas a atualização de valores do FPM; alteração do CALC para os consórcios; regularização do Programa de Saúde da Família, cujo Governo Federal repassa cerca de R$ 9 mil, mas os custos ultrapassam a casa dos R$ 40 mil a cada mês; judicialização da saúde; e o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para consórcios.

"Sem duvida esse encontro foi um marco para a região e o estado, pois os consórcios intermunicipais terão um papel importante nas áreas de saúde, saneamento básico, meio ambiente e iluminação pública, entre outras. Daremos o próximo passo organizando reuniões com os secretários fluminenses André Corrêa (Meio Ambiente), Leonardo Espíndola (Casa Civil), Julio Bueno (Fazenda) e Nilo Félix (Turismo) para avançarmos em inúmeras frentes", garantiu Félix Lengruber.

Por: Ricardo Vieria

ASCOM Macuco