Chefia de Gabinete e Comunicação

Prefeitura Municipal de Macuco

Chefe de Gabinete: Sebastião Wilson Cardoso

 

Links Úteis

Câmara Municipal de Macuco Alerj Governo do Estado do Rio de Janeiro Portal do Brasil Nota Fiscal Eletrônica
Portal da Transparência






Audiência pública debate representatividade da mulher

 

Instalada no mês de setembro, a Comissão Especial para o Empoderamento da Mulher no Esporte e na Política recebeu adesão das deputadas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Presidente, vice-presidente e relatora, respectivamente, as parlamentares Martha Rocha (PSD), Daniele Guerreiro (PMDB) e Zeidan (PT) lideram o bloco feminino que defende o tema, inspirado no projeto de lei nº 515, em tramitação no Senado Federal, cujo texto propõe que 2016 seja considerado o ano do empoderamento feminino na política e no esporte.

Na segunda-feira, 23, aconteceu a primeira audiência pública da comissão, no auditório Nelson Carneiro, salão nobre do Palácio Tiradentes. Na ocasião, foram ouvidas inúmeras autoridades, entre elas a gerente de planejamento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ex-jogadora de vôlei de praia, Adriana Behar, a senadora Ana Amélia (PP-RS) e a deputada federal Soraya Santos (PMDB-RJ).

Segundo a presidente Martha Rocha, o intuito é promover um amplo debate em busca de avanços para a conquista de novos espaços e na inversão do quadro de sub-representatividade das mulheres nos dois setores. "Para o desenvolvimento do nosso estado, o fortalecimento da presença feminina no esporte e na política é fundamental. Com os Jogos Olímpicos e as eleições municipais do ano que vem, é preciso potencializar as discussões, insistir numa sociedade igualitária", declarou a parlamentar.

No que tange às diretrizes, destacam-se: o desenho do perfil das mulheres no esporte e na política; o apoio às iniciativas que valorizem e promovam a participação das mulheres no esporte e no lazer, favorecendo maior divulgação; e a ampliação da participação das mulheres na preparação e realização de grandes eventos esportivos e nas políticas públicas de esporte e lazer, nas dimensões raciais, étnicas, de classe social, de idade, de orientação sexual, de identidade e de gênero e mulheres com deficiência.

Defensor da presença feminina com assiduidade em todos os setores da vida pública, do esporte e da sociedade de maneira geral, o prefeito de Macuco resolveu levantar essa bandeira e lutar pela igualdade de direitos entre homens e mulheres nos dois segmentos propostos pela comissão. E Félix Lengruber começou sua participação liderando um grupo de mulheres macuquenses que esteve no encontro no parlamento estadual. "Trata-se de um tema essencial e que precisa ter espaço para discussão. Acho que Macuco pode e vai contribuir muito para que encontremos o equilíbrio e a igualdade entre homens e mulheres no esporte e na política", enfatizou Félix Lengruber.

"A audiência pública da Comissão Especial para o Empoderamento da Mulher no Esporte e na Política contou também com a participação de muitos homens. Agradeço aos prefeitos Félix Lengruber, de Macuco, Dr. Aluízio Santos, de Macaé, e Miguel Jeovani, de Araruama, e ao secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, pela presença no evento. Também participaram da mesa a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ); a consultora da ONU Mulheres, Gisele Netto; a coordenadora da seleção feminina de ginástica artística, Georgette Vidor; a coordenadora-geral de direitos do Trabalho das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Beatriz Gregory; a técnica de futebol, Rose do Rio e as deputadas estaduais Daniele Guerreiro (PMDB); Ana Paula Rechuan (PMDB); Zeidan (PT); Márcia Jeovani (PR) e Tia Ju (PRB). Sou grata a todos", disse Martha Rocha.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco