Chefia de Gabinete e Comunicação

Prefeitura Municipal de Macuco

Chefe de Gabinete: Sebastião Wilson Cardoso

 

Links Úteis

Câmara Municipal de Macuco Alerj Governo do Estado do Rio de Janeiro Portal do Brasil Nota Fiscal Eletrônica
Portal da Transparência






Prefeitos buscam auxílio durante reunião do Fórum Permanente

 

Criado pela ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro recolhe iniciativas, promove debates e cria agendas que reúnam sociedade civil, instituições e Parlamento fluminense em ações que promovam desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado a partir de diálogo franco, transparente e aberto aos que queiram participar das reuniões das câmaras setoriais.

Na quarta-feira, 27, prefeitos de 30 cidades se reuniram na ALERJ para o encontro sobre a 'Recuperação Econômica dos Municípios Fluminenses', organizado pelos integrantes do Fórum, e cuja presidência foi do deputado Luiz Paulo (PSDB). Também participaram os parlamentares Dr. Sadinoel (PMB), Danielle Guerreiro (PMDB), Jânio Mendes (PDT), Paulo Ramos e Wanderson Nogueira, ambos do PSol.

Dentre as solicitações, destaque para a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no fornecimento de energia elétrica aos órgãos públicos municipais, considerado fundamental pelos gestores, que pretendem utilizar os recursos economizados nas contas de energia elétrica para investir em saúde e ações sociais nos municípios. "Sem verbas para o próximo ano, teremos de cortar o orçamento desses setores, causando impactos diretos para a população", explicou Anderson Zanon, presidente da Associação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (AEMERJ).

Além da economia nas contas em meio à crise, os prefeitos querem apoio para fomentar novos empreendimentos. O objetivo é seguir o exemplo do município de Três Rios, que já tem incentivado a instalação de empresas com a isenção do IPTU, ISS e Licença para Instalação das obras, além da redução do ICMS para 2% até 2030. "Três Rios é um exemplo de que isso pode dar certo. Tudo que impacta em mais receita em um momento como esse é totalmente providencial", diz o prefeito Vinícius Farah.

Anderson Zanon, que é prefeito de Sapucaia, também entregou um ofício ao deputado Luiz Paulo com outras demandas das prefeituras, entre as quais a proposta de um pacto de governança colaborativa visando o estabelecimento de um diálogo permanente entre as instituições nesse momento de crise para alcançar soluções administrativas, jurídicas e ajustes de acordo com a realidade de cada região.

O prefeito de Macuco disse que também foi discutido o Fundo de Equilíbrio Fiscal (FEF), aprovado pela ALERJ. "Como a Constituição Federal determina que 25% da arrecadação do ICMS sejam repassados aos municípios, a criação do fundo ajudaria a aliviar a crise. Nosso objetivo é melhorar as finanças dos municípios e é por isso que lutamos", disse Félix Lengruber, ao lado do prefeito de Cordeiro, Leandro Monteiro.

ASCOM Macuco

Por: Ricardo Vieira