Secretaria de Saúde e Combate às Drogas

Secretário: Flávio Boaretto Rozado

Vacinação antirrábica foi um sucesso em Macuco

Segundo profissionais que militam no setor de Vigilância Sanitária de Macuco, o Dia 'D' da Campanha de Vacinação Antirrábica, realizado no sábado passado, 24, foi um sucesso sob todos os aspectos. Proprietários de cães e gatos atenderam ao chamado da Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, que mobilizou seus técnicos para garantir a vacinação dos animais de estimação.

Conforme relatório da Vigilância Sanitária, já foram vacinados, entre cães e gatos, 742 animais, com os trabalhos tendo como ponto de apoio os postos montados nos bairros Centro, Barreira, Volta do Umbigo, Santos Reis, Reta e Nova Macuco. Até o encerramento dos trabalhos, no sábado, continuava chegando pessoas com seus animais para a vacinação. Os donos elogiaram o trabalho das equipes, especialmente porque nenhum acidente foi registrado e os 'bichinhos' tratados com atenção, carinho e respeito que merecem.

"A adesão da população de Macuco foi bastante satisfatória durante o Dia 'D' da Campanha Antirrábica. Além dos vacinadores, que foram simplesmente impecáveis, contamos com a colaboração da Guarda Mirim Ambiental, a quem também agradeço através do seu instrutor, Raul Carapeba. Quero dizer ainda que a zona rural foi atendida e é importante ressaltar que a vacinação continua. Quem possui animais de estimação pode nos procurar na Vigilância Sanitária de Macuco", esclarece Marcelo Juliano, coordenador da Vigilância Sanitária e do Programa de Combate ao Tabagismo.

A campanha é necessária para prevenir a disseminação da raiva. A expectativa da Secretaria de Saúde de Macuco é se aproximar dos 100% de cobertura vacinal antirrábica. A raiva é uma doença causada por um vírus (Rhabdovírus), se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, onde também se multiplica. A forma de transmissão é o contato com a saliva do animal raivoso, por mordeduras, lambeduras de mucosa e, até mesmo, por arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões, com quase 85% dos casos, seguido pelos felinos. "Quem ama cuida. Mostre o amor por seu animal levando-o para ser imunizado", emenda Marcelo Juliano.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco