Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude

Secretário: Andrea Tupini Boaretto

Macuco realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O Conselho Municipal do Idoso de Macuco, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude, realizou, no Centro de Convivência da Melhor Idade Flor do Ipê, no bairro Santos Reis, na sexta-feira, 29 de maio, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo tema foi 'Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa, por um Brasil de todas as Idades'.

Com a presença de autoridades públicas locais e efetiva participação da população local, que enfrentou a chuva fina e o frio para participar dos debates propostos pelos organizadores, a conferência ofereceu a oportunidade de os macuquenses abordarem diversos assuntos de interesse da terceira idade.

Ausente por compromisso com o governador Pezão, o prefeito Félix Lengruber foi representado pelo vice-prefeito Marcelo Mansur. Também participaram a secretária do Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude, Luciana Linhares Bianchini; o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Luiz Claudio Gomes; o secretário de Administração, Affonso Azevedo; o secretário de Esporte e Lazer, Diogo Latini; a presidente do CMDCA, Cláudia Bonan; a diretora de Cultura, Vera Lúcia Tiberto; presidente e vice do Conselho Municipal do Idoso, Dirceu Villa Nova e Eliee Lisboa, respectivamente; a coordenadora do Grupo da Terceira Idade Flor do Ipê, Marília de Oliveira; a representante do grupo, Aidê Poubel; e a Assistente Social do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Leonor Gomes.

Após a interpretação dos hinos Nacional, de Macuco e da Terceira Idade, pelo Coral do Grupo Flor do Ipê, sob regência do maestro Marcelo Romeiro, as autoridades que compunham a mesa deixaram suas mensagens, com destaque para as palavras de Marcelo Mansur, que enalteceu o trabalho da melhor idade em Macuco e disse que a administração local estará sempre de mãos dadas para viabilizar melhores condições de vida para este segmento. Vivenciando um momento delicado, após perder o marido tragicamente, a secretária Luciana Linhares, viúva do ex-prefeito Rogério Bianchini, se esforçou para concluir seu discurso, mas acabou não conseguindo em virtude da emoção, sendo aplaudida e recebendo o carinho e a solidariedade de todos.

Na sequência, o Grupo 'Jovem de Ontem', convidado da cidade de Cordeiro, encenou a peça teatral numa divertida paródia sobre a 'Escolinha da Professora Raimunda'. Logo depois, Leonor Gomes ministrou palestra sobre o tema central da conferência. Interagindo com a comunidade local, ela falou sobre os conceitos do envelhecimento e a evolução das políticas dos direitos do idoso, sempre utilizando uma linguagem simples e ouvindo opiniões da plateia.

Depois da pausa para o almoço, foram debatidos os eixos da conferência, com os participantes se subdividindo em quatro grupos. Gestão, Financiamento, Participação e Violência e Abandono nortearam as discussões. Os resultados serão levados às autoridades durante a IV Conferência Estadual do Idoso. Por meio de votação, também foram escolhidos os delegados Rivaldo Bada e Regina Helena, que irão representar Macuco nessa conferência.