Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Andrea Tupini Boaretto

 

Links Úteis

Câmara Municipal de Macuco Alerj Governo do Estado do Rio de Janeiro Portal do Brasil Nota Fiscal Eletrônica
Portal da Transparência






Macuco realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O Conselho Municipal do Idoso de Macuco, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude, realizou, no Centro de Convivência da Melhor Idade Flor do Ipê, no bairro Santos Reis, na sexta-feira, 29 de maio, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo tema foi 'Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa, por um Brasil de todas as Idades'.

 

Com a presença de autoridades públicas locais e efetiva participação da população local, que enfrentou a chuva fina e o frio para participar dos debates propostos pelos organizadores, a conferência ofereceu a oportunidade de os macuquenses abordarem diversos assuntos de interesse da terceira idade.

Ausente por compromisso com o governador Pezão, o prefeito Félix Lengruber foi representado pelo vice-prefeito Marcelo Mansur. Também participaram a secretária do Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude, Luciana Linhares Bianchini; o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Luiz Claudio Gomes; o secretário de Administração, Affonso Azevedo; o secretário de Esporte e Lazer, Diogo Latini; a presidente do CMDCA, Cláudia Bonan; a diretora de Cultura, Vera Lúcia Tiberto; presidente e vice do Conselho Municipal do Idoso, Dirceu Villa Nova e Eliee Lisboa, respectivamente; a coordenadora do Grupo da Terceira Idade Flor do Ipê, Marília de Oliveira; a representante do grupo, Aidê Poubel; e a Assistente Social do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Leonor Gomes.

Após a interpretação dos hinos Nacional, de Macuco e da Terceira Idade, pelo Coral do Grupo Flor do Ipê, sob regência do maestro Marcelo Romeiro, as autoridades que compunham a mesa deixaram suas mensagens, com destaque para as palavras de Marcelo Mansur, que enalteceu o trabalho da melhor idade em Macuco e disse que a administração local estará sempre de mãos dadas para viabilizar melhores condições de vida para este segmento. Vivenciando um momento delicado, após perder o marido tragicamente, a secretária Luciana Linhares, viúva do ex-prefeito Rogério Bianchini, se esforçou para concluir seu discurso, mas acabou não conseguindo em virtude da emoção, sendo aplaudida e recebendo o carinho e a solidariedade de todos.



Na sequência, o Grupo 'Jovem de Ontem', convidado da cidade de Cordeiro, encenou a peça teatral numa divertida paródia sobre a 'Escolinha da Professora Raimunda'. Logo depois, Leonor Gomes ministrou palestra sobre o tema central da conferência. Interagindo com a comunidade local, ela falou sobre os conceitos do envelhecimento e a evolução das políticas dos direitos do idoso, sempre utilizando uma linguagem simples e ouvindo opiniões da plateia.



Depois da pausa para o almoço, foram debatidos os eixos da conferência, com os participantes se subdividindo em quatro grupos. Gestão, Financiamento, Participação e Violência e Abandono nortearam as discussões. Os resultados serão levados às autoridades durante a IV Conferência Estadual do Idoso. Por meio de votação, também foram escolhidos os delegados Rivaldo Bada e Regina Helena, que irão representar Macuco nessa conferência.

 

Por: ASCOM Macuco