Secretaria de Segurança Pública, Administração e Mobilidade Urbana

Secretário: Jocélio Rodrigues Bezerra

Município se mantém em estado de alerta e adotando as medidas cabíveis

Tem sido bastante desafiadora para praticamente todas as administrações dos municípios da Região Serrana a situação dos últimos dias em virtude das constantes chuvas registradas no interior fluminense. Em Macuco não tem sido diferente, onde a prefeita Michelle Bianchini e seus secretários estão encarando as adversidades com toda atenção e responsabilidade que esses temas considerados tão delicados vêm requerendo.

Imagens feitas pelo secretário macuquense mostram que o asfalto está rachado e que o problema requer certa urgência

Um dia complicado foi a terça-feira, 10 de janeiro. Após os volumes intensos de chuvas registrados à noite e de madrugada, a cidade amanheceu enfrentando diversos transtornos. Enquanto a prefeita Michelle Bianchini e o secretário de Governo João Vitor Pontes cuidavam das desobstruções de estradas vicinais na Zona Rural – onde era mais problemática a situação –, o secretário de Segurança Pública, Administração e Mobilidade Urbana Jocélio Bezerra acompanhou as questões nos bairros macuquenses.

É impressionante o diâmetro da cratera aberta num trecho da RJ-116 após as chuvas registradas nas duas últimas semanas

Dentre os registros feitos pelo secretário, um deles ocorreu na Rodovia RJ-116, logo depois da divisa com o município vizinho de São Sebastião do Alto, onde uma cratera se abriu e tomou conta de meia pista da via no sentido de Macuco. O local foi devidamente sinalizado e o secretário Jocélio prontamente manteve contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (D.E.R.) para informar a ocorrência.

Motoristas que trafegam pela rodovia devem ficar atentos porque o perigo de acidentes é iminente

No que se refere à situação acompanhada às margens do Rio Macuco, pela manhã as águas estavam bem acima do nível normal, obrigando o secretário Jocélio Bezerra a interditar uma das ruas para impedir a passagem de pedestres e veículos. Porém, com o passar do dia e uma trégua da chuva, o volume foi diminuindo, a inundação cedendo e o fluxo d’água se normalizando no leito do rio.

Bem na chegada da área urbana de Macuco é possível ver uma pequena queda de um muro de contenção já sinalizado

“Registramos ainda pequenas quedas de barreiras e avarias num muro de contenção na Rua Atratino Côrtes Coutinho. Também já sinalizamos as áreas no entorno e comunicamos a Secretaria de Obras para que os reparos sejam providenciados o quanto antes”, esclareceu o secretário Jocélio Bezerra.

Embora pequenas, também foram registradas quedas de barreiras pelo secretário de Segurança Pública, Administração e Mobilidade Urbana

Logo no início da manhã de terça-feira a Prefeitura de Macuco interditou a rua atrás do Colégio Rodolpho Albino por causa da inundação

Bem diferente da situação encontrada pela manhã, o volume do rio baixou e as águas desceram, possibilitando a reabertura da rua ao tráfego

Fotos: Secretaria de Segurança Pública, Administração e Mobilidade Urbana