Secretaria de Segurança Pública, Administração e Mobilidade Urbana

Secretário: Jocélio Rodrigues Bezerra

Duas agentes representam a GCM em palestras realizadas em Niterói

No dia 29 de agosto, um evento marcou o contínuo esforço de capacitação da Guarda Civil Municipal de Macuco (GCM) no que diz respeito à Lei Maria da Penha e ao combate à violência doméstica contra a mulher. As agentes Rosilene Victorino e Maria Diná Nunes representaram a GCM/Macuco num encontro realizado no município de Niterói, intitulado ‘Agosto Lilás: Vamos Falar sobre Isso’, sediado no Auditório da Cidade da Ordem Pública. O evento contou com uma série de palestras enriquecedoras, evidenciando a relevância desse tema nos dias atuais.

As duas agentes de Macuco puderam fazer um importante intercâmbio com companheiros de profissão que atuam noutras regiões fluminenses

Entre as palestras que se destacaram, merece menção especial a apresentação sobre ‘A Atuação da Guarda Civil Municipal no Âmbito da Violência Contra a Mulher’, ministrada pela coordenadora da Ronda Maria da Penha no município de Mangaratiba, Paula Fiorani. A abordagem trouxe percepções valiosas sobre as melhores práticas e estratégias que os componentes da Guarda Civil Municipal podem adotar para oferecer um suporte mais eficaz às vítimas de violência doméstica.

Encontro tratando do ‘Agosto Lilás’ reuniu agentes de todas as partes do estado para acompanhar as palestras sobre o tema em Niterói

Outra palestra de grande valia foi conduzida pela psicóloga e pós-graduada em avaliação psicológica, Rosana Brandão, abordando o tema ‘Proteger a Quem Protege’. Ao discutir os aspectos psicológicos envolvidos no enfrentamento da violência doméstica, ela proporcionou às agentes da GCM ferramentas para lidar com o impacto emocional desse trabalho desafiador.

Cidade da Ordem Pública já foi notícia por abrigar outros encontros abordando temas femininos, como o Encontro das Guardas Municipais

O ciclo de palestras foi concluído com a apresentação intitulada ‘Um Olhar Jurídico Sobre a Violência Contra a Mulher’, ministrada por Cíntia Azevedo, advogada criminalista e presidente da Comissão de Direito Penal da ANACLIN de Niterói. Essa palestra trouxe um panorama abrangente sobre as questões legais relacionadas à violência doméstica, equipando as agentes com conhecimentos essenciais para lidar de forma mais eficaz com os casos que enfrentam.

“Oferecendo esse aprendizado contínuo à nossa Guarda Civil Municipal de Macuco, podemos aprimorar nossas capacitações e fortalecer nossa atuação no enfrentamento da violência contra a mulher e também promover a conscientização sobre a importância da Lei Maria da Penha na construção de uma sociedade mais segura”, comentou o chefe da GCM/Macuco, Wagner Cardoso, que teceu elogios ao apoio do secretário de Segurança Pública, Capitão Jocélio Bezerra.