Secretaria de Segurança Pública, Administração e Mobilidade Urbana

Secretário: Jocélio Rodrigues Bezerra

Conquista culminará com bolsa de estudos para Guarda Municipal

Macuco comemora mais uma conquista valiosa após passar por diversas etapas de seleção junto ao Ministério da Justiça (MJ). Graças ao empenho da prefeita Michelle Bianchini e de toda a equipe administrativa, a cidade conseguiu solucionar um dos grandes entraves apresentados ao município e, agora, o município está apto a participar do Programa Nacional de Capacitação e Qualificação em Segurança Pública (PRONASCI), oferecendo uma oportunidade ímpar para sua Guarda Civil Municipal.

A vitória é ainda mais significativa considerando que Macuco é um dos 26 municípios fluminenses a se qualificar num universo composto por 268 aptos em todo o Brasil. Isso foi possível pelo alinhamento da Gestão Municipal às políticas prioritárias de segurança pública. O PRONASCI oferecerá cursos de capacitação aos membros da Guarda Civil Municipal incluídos no Bolsa Formação, que concederá ainda uma considerável ajuda de custo de R$ 900,00 durante o período dos estudos.

Segundo o Decreto 11.436, de 15 de março de 2023, está prevista a expedição de normativas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com os critérios e procedimentos necessários à implementação do PRONASCI 2, incluindo o projeto Bolsa Formação. Após essa publicação, as informações serão amplamente divulgadas pelo Governo Federal, através do MJ e Secretaria Nacional de Segurança Pública.

“Essa conquista representa muito para nossa Guarda Civil Municipal, pois fortalece a segurança pública e contribui para o desenvolvimento. O investimento em educação e treinamento é fundamental para garantir a eficiência e a eficácia das forças de segurança e assim Macuco expõe o compromisso firme nessa direção. A participação no PRONASCI é um marco importante no caminho para um município mais seguro e preparado para enfrentar desafios contemporâneos. Parabéns à prefeita Michelle Bianchini”, disse o secretário de Segurança Pública, Capitão Jocélio Bezerra.

Fotos: Internet