Instrutor do PROERD promove diálogo com os jovens, reforçando a importância de escolhas conscientes para um futuro livre de riscos
Dando sequência ao Curso Preparatório iniciado na primeira semana do ano e que tem a previsão de duração de 30 dias, a garotada que integra a versão 2025 da Guarda Mirim Municipal de Macuco, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, e cujo projeto tem como objetivo capacitar os estudantes para desempenhar funções administrativas nos órgãos da Gestão Municipal, participou, nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro, de uma palestra enriquecedora sobre prevenção às drogas.
Com atenção e interesse, as meninas que participam do Curso de Formação anotaram cada detalhe importante tratado no encontro
O encontro, realizado no Auditório Francisco Dornelles, no Rural Park, reuniu os jovens frequentadores do programa – 15 meninas e 15 meninos – para um diálogo dinâmico e educativo sobre os riscos do uso de entorpecentes e as consequências para a saúde e a vida social, num bate-papo quase informal com o Sargento Cleber Cezário, do 11° Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, instrutor oficial do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas).
Os meninos também mostraram estar em sintonia com o aprendizado e acompanharam todas as explanações atentamente
Durante a palestra, o instrutor abordou temas como os efeitos das substâncias químicas no organismo, a influência das drogas no aumento da violência e a importância de fortalecer a autoestima para resistir às pressões do grupo. De forma didática, o palestrante Cezário utilizou exemplos práticos e interagiu com os adolescentes, incentivando-os a refletirem sobre suas escolhas e o impacto delas em seu futuro. A ação, promovida pela Prefeitura de Macuco, faz parte de uma estratégia contínua de formação cidadã para a juventude da Guarda Mirim.
Secretário de Segurança Pública, Capitão Bezerra enalteceu o trabalho realizado pelo palestrante Sargento Cezário no comando do PROERD
Atento a cada passo do aprendizado da garotada, o secretário de Segurança Pública de Macuco mostrou-se entusiasmado com os temas apresentados aos jovens, especialmente por conhecer de perto, como oficial de carreira da Polícia Militar, os malefícios que as drogas oferecem à sociedade. “É fundamental oferecer informação e orientação a esses jovens para que eles estejam preparados para lidar com os desafios da vida e façam escolhas seguras e responsáveis. Drogas não prestam e devem ser descartadas sempre”, destacou o Capitão Jocélio Bezerra, que também se dirigiu aos participantes durante a ministração da palestra.
Ao final do encontro, os participantes elogiaram a iniciativa e destacaram a importância de ações como essa para ampliar seus horizontes e fortalecer suas bases para um futuro promissor. Essa parceria entre instituições municipais e programas de conscientização demonstra o compromisso de Macuco com a formação de uma juventude saudável, crítica e preparada para contribuir com a sociedade.
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Rodrigo Cuco