Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

Segue em ritmo acelerado o aprendizado oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco. Através dos cursos de capacitação – disponibilizados à população graças à indispensável parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio), por intermédio do projeto 'Saber Comunitário' –, os macuquenses enriquecem seus currículos no intuito de melhorar a qualidade de vida.

Dessa vez, a instrução se deu pelo Curso de Cuidador de Crianças, realizado em outubro e que culminou com a formatura de 20 alunas. Como de praxe, a programação obedeceu aos parâmetros propostos pelas profissionais Claudia Bonan Taveira Pinaud e Noemia Machado Marcilio, assistente social e psicóloga, respectivamente, instrutoras das aulas, que por sua vez seguiram os critérios técnicos determinados pelo Sesc. Ambas receberam elogios das alunas e da coordenação do curso, em particular pela dinâmica apresentada e por manterem sempre uma proximidade com as participantes.

Durante as aulas, foram abordados temas fundamentais para a formação de um bom profissional, entre os quais noções básicas de cuidados com as crianças; prevenção de doenças e acidentes; primeiros socorros; alimentação adequada, incluindo detalhes sobre amamentação, manuseio correto dos alimentos e valores nutritivos; cuidados com a pele e cabelo conforme as faixas etárias; acompanhamento do calendário de vacinação e a importância das vacinas; desenvolvimento de jogos e brincadeiras infantis, entre as quais canções de roda e de ninar; valorização da leitura para crianças, enfatizando a entonação no momento de ler e os tipos mais adequados de livros conforme a idade; e abordagem de aspectos emocionais, entre outros.

Para dinamizar ainda mais os trabalhos, o grupo assistiu diversos vídeos educativos tratando dos assuntos curriculares e outros considerados essenciais para a preparação dos cursistas, que também tiveram a oportunidade de ver esclarecidas dúvidas sobre a necessidade de o Cuidador de Crianças tratar de si mesmo, no que tange à saúde física e mental, além de se inteirar a respeito dos direitos de um cuidador. Para isso, foi explanada a nova legislação que regulamenta os direitos dos cuidadores e a obrigação de estarem atentos a direitos e deveres.

Durante a entrega das declarações de participação nos cursos, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Luiz Claudio Gomes de Souza e da coordenadora Jucilea Brito, as alunas se emocionaram, destacando a clareza das lições ofertadas e agradeceram aos idealizadores. A coordenadora mais uma vez homenageou as alunas ao entregá-las um chaveiro no formato de um coração. "Busquemos ter o coração de uma criança e façamos a diferença onde formos. Desejo que todos nós tenhamos o coração puro como o de uma criança", disse Jucilea.

Não menos enfático, o secretário foi além, dizendo que ser criança é carregar consigo a pureza da alma e fazer da inocência um passaporte para a realização de coisas boas e que valorizem o caráter e a formação pessoal. "Estou feliz por saber que daqui sairão profissionais gabaritados a cuidar do futuro de nossa cidade, que são as crianças. Parabéns e sucesso a todas vocês", discursou Luizão.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco