Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

Na última sexta-feira, 11, foi realizada, no plenário da Câmara Municipal de Macuco, a cerimônia de premiação do 3º Festival Intermunicipal de Poesia, do qual participaram, em sua etapa local, os seguintes educandários macuquenses: Colégio Estadual José Carlos Boaretto, Colégio Estadual Farmacêutico Rodolfo Albino, Escola Municipal David Coelho dos Santos e Escola Municipal Sylvia Bath Rosas.

O evento teve início com uma bela homenagem aos 125 anos de Macuco, com a exibição de um vídeo contendo cenas de momentos históricos do município desde sua fundação, culminando com a emancipação e fatos relevantes da atualidade. Em seguida, foram apresentadas quatro poesias finalistas, sendo três da Categoria 1 e outra, apresentada isoladamente, como única integrante da Categoria 2.

Com um nível bastante elevado – mostrando o empenho de professores e diretores das escolas da cidade no que tange à valorização da literatura no ambiente escolar – o corpo de jurados teve bastante dificuldade para escolher o poema vencedor. Formado pelo escritor macuquense Carlos Henrique de Castro; historiador Jalbi Rocha; escritor trajanense Nilton César Riguetti; músico Castilho Vieira; e professor Rivaldo Bada, o júri chegou à conclusão de que o melhor trabalho foi apresentado pelo adolescente Kauan Ribeiro, atribuindo à sua poesia, intitulada 'O poder do meu olhar', 190,3 pontos. De autoria de Caio Faria, o poema 'Paz no mundo' venceu a Categoria 2.

Durante a solenidade – que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Luiz Claudio Gomes de Souza, o popular Luizão, representando o prefeito Félix Lengruber; da diretora de Cultura de Macuco, Vera Lúcia Tiberto; do coordenador do Festival Intermunicipal de Poesias, Alex Sandro Oliveira; e do representante da Secretaria de Educação, Daigo Oliveira – três dos integrantes do júri também deixaram o público extasiado ao declamarem poemas de autoria própria.

Antes do encerramento, mais um vídeo foi exibido, dessa vez contendo um texto de William Shakespeare, poeta, dramaturgo e ator, considerado o maior escritor do idioma inglês e mais influente dramaturgo do mundo. Segundo a diretora de Cultura, foi uma forma de interagir com o público presente e despertar neste a emoção do momento. "Quero de público agradecer ao prefeito Félix Lengruber que vem apoiando todas as nossas iniciativas, às escolas, aqui representadas por diretoras, professoras e alunos, que estão sempre prestigiando nossas ações, e nossa equipe, cujo trabalho é essencial para a cultura macuquense", declarou a diretora Lucinha.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco