Cursos Técnicos e Profissionalizantes tem retorno presencial em Macuco

Mão de obra qualificada é a ‘menina dos olhos’ de empresas e indústrias dos mais diversos ramos trabalhistas em todo território nacional. Ciente dessa realidade e pensando na preparação de jovens macuquenses para o concorrido mercado de trabalho, o desejo do prefeito Bruno Boaretto é sempre ampliar a oferta de cursos de capacitação.

Alunos do Curso de Eletrotécnica diante de um painel iluminado após uma das aulas teóricas que integram a grade do aprendizado

Em consonância com os ideais do prefeito, a Secretaria de Educação fez dessa vontade uma cartilha e tem ampliado o número de cursos profissionalizantes, cujas aulas presenciais, assim como no ensino regular, foram paralisadas pela pandemia. Agora o formato presencial está de volta com a retomada das aulas teóricas e práticas.

Os cursos são ministrados por profissionais experientes e especializados em suas áreas de atuação para qualificar ainda melhor os estudantes

Os Cursos Técnicos e Profissionalizantes voltaram a ter aulas com um regime envolvendo pequenos grupos de alunos, que se revezam de hora em hora para evitar aglomerações. São cursos de qualificação técnica em Segurança do Trabalho e Eletrotécnica, além de Mecânica Industrial e Saúde Bucal, que estão no período teórico.

Aluna mostra na prática tudo aquilo que está sendo repassado às turmas durante a abordagem das matérias do Curso de Eletrotécnica

Os cursos são ministrados pelo MEPT Espaço Clínico e Educacional – aulas práticas na Avenida Jacet Alves de Carvalho, teóricas no CIEP e também na modalidade online – e a coordenação é do professor Joivan Silva, além de os estágios serem todos estrategicamente supervisionados. “Estamos preparando o terreno para beneficiar outras áreas. Vem novidade aí”, garante a secretária de Educação Luciana Boaretto.

Aula prática da disciplina Instalação Elétrica Residencial é apenas uma das tantas experiências vividas pelos cursistas que escolheram o segmento

Para marcar a importância do momento, um dos alunos do Curso de Segurança do Trabalho faz uma selfie com os colegas

É possível observar nos olhares a empolgação trazida pelas aulas práticas

Foto: Secretaria de Educação