Organizada pela Secretaria de Educação de Macuco, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e escolas da Rede Municipal de Ensino, foi realizada, na quarta-feira, 01, no Auditório Francisco Dornelles, no Macuco Rural Park, a solenidade de Formatura do PROERD – 1º Semestre de 2015.

O PROERD é uma ação conjunta entre Polícia Militar, administração pública, escolas e famílias visando prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, além de ajudá-los a reconhecer pressões e influências diárias que contribuem para o contato com as drogas e prática de violência. O PROERD comemora dez anos de sucesso no combate às drogas em Macuco, onde é coordenado pelo PM Cabo Luiz Eduardo Ferreira Gualberto, responsável por repassar aos alunos toda metodologia do programa.

Após a apresentação de professoras e formandos – integrantes dos educandários CIEP Municipalizado 473 Honório Peçanha, Escola Municipal Professor David Coelho dos Santos e Escola Municipal Sylvia Bath Rosas – e execução dos hinos nacional e de Macuco, o Cabo Gualberto emocionou o público presente ao contar sua história de vida, durante a apresentação do Programa Educacional de Resistência às Drogas. Ele homenageou o vice-prefeito Marcelo Mansur, primeiro incentivador do projeto, quando era presidente da Câmara, e a secretária Kellen Lengruber. Na sequência, foram premiadas as cinco melhores redações abordando o tema e feito o juramento dos alunos.

A mesa de honra contou com o prefeito de Macuco, Félix Lengruber; vice-prefeito, Marcelo Mansur; secretária de Educação, Kellen Lengruber; PM Luiz Eduardo Ferreira Gualberto; diretoras das escolas, Silma Cristina Vogas Badini, Claudia Vogas Brantes de Andrade e Cátia Aparecida Chevrand Latini; e presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD), Fernanda Machado.

Em seu pronunciamento, Félix Lengruber reforçou seu apoio ao programa, destacou a importância do enfrentamento às drogas, que passa pela valorização da família, segundo ele a maior instituição da sociedade, pediu a união dos municípios e parabenizou os formandos. "Nossa luta precisa ser conjunta, pois a droga é um inimigo que precisa ser combatido, já que seu único objetivo é destruir os lares, degradar o ser humano. Estarei sempre disposto a contribuir com essa ação fundamental", discursou.

Para finalizar, foi realizada a apresentação da canção oficial do PROERD e um sorteio de brindes, que incluiu uma bicicleta doada por Félix e Marcelo. Por fim, os 99 alunos receberam seus certificados e posaram para as fotografias oficiais ao lado do PM Gualberto, que é muito querido pelos estudantes, diretores, professores e pais.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco