Semana de Conscientização do Autismo ensina a lidar com as diferenças

‘Crianças não nascem preconceituosas, cabe aos adultos não contaminá-las’. Essa frase está no material informativo da Semana de Conscientização do Autismo e exibe duas faces da mesma ‘moeda humana’. De um lado a inocência e a sensibilidade infantil. Do outro o egoísmo e insensatez dos adultos. Pensando em promover a igualdade de pensamentos e ações, a Secretaria de Educação de Macuco criou o evento.

Ao lado de profissionais que também fizeram parte dos trabalhos da Roda de Conversas, coube à secretária Luciana Boaretto abrir o evento

Com uma programação diversificada e educativa, a Semana de Conscientização começou na quarta-feira, dia 30, na Câmara Municipal, que sediou uma interativa ‘Roda de Conversas’, cuja abertura foi da secretária de Educação Luciana Boaretto. Entre outras abordagens, o que mais chamou a atenção foram os debates ‘Autismo na Rede Municipal de Ensino’ e ‘Relato de Experiências: Tenho um filho autista. E agora?’.

Outra coisa muito marcante do encontro foi a exibição dos trabalhos realizados pelos estudantes que frequentam o CAEEM

Também ficaram evidentes as adequações promovidas pelo município diante das necessidades de oferecer igualdades de um aprendizado sem fronteiras, especialmente através de um aliado fundamental, que é o trabalho excepcional do CAEEM (Centro de Atendimento Educacional Especializado de Macuco). Nesse contexto, foram comoventes os depoimentos das mães, que emocionaram o público presente, que também desfrutou de palestras com a fonoaudióloga Dayse Borges, formada em Terapia Comportamental pela Academia do Autismo, e o psicólogo do CAPS Rogério Badini.

Cintia Gonçalves foi uma das mães que participou do evento na Câmara Municipal e comoveu a todos com o seu depoimento

Mais um depoimento belíssimo e emocionante foi oferecido ao público presente ao evento pela mãe Claudia Maria Ferreira

Integrantes da direção do CAEEM, a psicopedagoga Sheila Penavilla se dirige aos espectadores ao lado de Jeyne Tolentino

Vereador Diogo Latini fez questão de prestigiar o evento inicial da Semana de Conscientização do Autismo de Macuco