A formação é gratuita para educadores da rede pública

Uma proposta inovadora, cujo método é leve, divertido e interativo, promete despertar o interesse pela educação financeira nas escolas macuquenses. Com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, idealizados e coordenados pelo Instituto Brasil Solidário, Macuco passa a ser o primeiro das regiões Serrana e Centro Norte do Estado do Rio de Janeiro a contar com essa metodologia, numa parceria com a Secretaria de Educação.

O interesse de alunos mais novos de uma escola que já aderiu ao projeto confirma que os jogos conseguem mobilizar diversas faixas etárias

Abrangente, pois já são mais de 170 municípios atendidos, e com um jogo de tabuleiro e outro de cartas, o programa exercita habilidades como poupar, empreender e investir. As atividades são bem objetivas e podem ser desenvolvidas desde os primeiros anos escolares até o ensino médio, apresentando conceitos de educação financeira e interdisciplinares como economia de água, luz, reciclagem, alimentação saudável, gentileza, consumo consciente, decisões por impulso, mobilidade urbana e respeito.

O Jogo Piquenique é um dos que oferecem um ótimo aprendizado aos estudantes das escolas das redes municipais de ensino

Presente também no exterior – beneficiando mais de 600 mil estudantes – no Rio de Janeiro a proposta já conta com participação de Macuco e Italva, com todo material pedagógico entregue 100% à Rede Municipal de Ensino. Para aderir aos jogos e fazer seus cadastros, os municípios interessados em qualquer região do país devem entrar em contato através do Instagram Oficial @vamosjogareaprender ou pelo Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde também está sendo disponibilizado o link a seguir, que dá acesso ao formulário de inscrição. https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN.

Estudantes de uma escola do município de Cascavel, no Paraná, envolvidos nas atividades propostas pelos jogos

“O projeto de Educação Financeira é uma ferramenta que nos fazer acreditar e vivenciar dias melhores para a educação. Aplicar na formação é sempre o melhor investimento, e com a oferta do Brasil Solidário, que é 100 % gratuita, abraçamos e implementamos a ideia! Certamente fará toda diferença na aprendizagem de nossas crianças quanto à educação financeira, que somada ao Empreendedorismo Escolar irá inovar e promover aulas atrativas para nossa garotada”, declarou a secretária Luciana Boaretto de Educação. O projeto está acessível na internet com vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula reunindo tudo sobre os jogos no endereço eletrônico  www.vamosjogareaprender.com.br

É possível constatar nos sorrisos que a diversão mesclada com aprendizado envolve os estudantes de forma significativa

Fotos: Reprodução/Internet