Idealizado nos mesmos moldes do bem sucedido quadro do programa da Rede Globo de Televisão, Caldeirão do Huck, que reunia estudantes de todo país numa competição cujo principal objetivo era despertar em crianças e jovens o hábito da leitura e a vontade de obter novos conhecimentos, o 'Soletrando Macuco' tem alcançado grande sucesso e já caiu no gosto popular de alunos da Rede Municipal de Ensino.

Realizada no Auditório Francisco Dornelles, no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Macuco Rural Park), na sexta-feira, 23, a finalíssima da versão 2015 do 'Soletrando' contou com a participação de nove estudantes. Três alunos de cada um dos anos escolares, 3º, 4º e 5º, representaram os seguintes educandários: Escola Municipal Professora Sylvia Gonçalves Bittencourt Bath Rosas, Escola Municipal Professor David Coelho dos Santos e CIEP Municipalizado 473 Honório Peçanha.

Seguindo regras previamente aprovadas pelas escolas e repassadas aos alunos, o jogo final foi composto de cinco rodadas para cada ano escolar, sendo a primeira rodada com palavras fáceis; a segunda com vocábulos razoavelmente fáceis; a terceira feita em forma de desafio; a quarta com palavras de nível médio; e a quinta e decisiva com nível difícil. A mediação foi feita por um apresentador, que pronunciava cada palavra sorteada pela comissão organizadora, que foi devidamente acompanhada por fiscais das escolas participantes, e então os alunos faziam a soletração.

Atentos, concentrados e em sintonia com o jogo, os estudantes demonstraram estar familiarizados com as palavras sorteadas, comprovaram o bom nível do aprendizado na Rede Municipal de Ensino e deram muito trabalho à organização, já que as disputas foram bastante acirradas e todas as fases tiveram de ser decididas através do desafio para que houvesse o desempate e fossem conhecidos os vencedores.

Por fim, sob olhares curiosos e a torcida de mães, pais e profissionais que atuam nas escolas locais, os grandes campeões do 'Soletrando 2015' em Macuco foram conhecidos. No 3º Ano Escolar, vitória do garoto Pedro Henrique Mondego, da Escola David Coelho, com a aluna Larissa da Conceição Oliveira, da Escola Bath Rosas, ficando com a segunda colocação e o terceiro lugar foi para Ana Beatriz Pereira Gomes, do CIEP Honório Peçanha. O vencedor do 4º Ano foi o menino João Victor Villa da Silva, da Escola Bath Rosas, com o segundo lugar indo para a estudante Pauline Ferreira, da David Coelho e em terceiro João Lucas Lopes Coutinho, do CIEP Honório Peçanha. O resultado do 5º Ano Escolar teve Allyson Joi Bastos, da Bath Rosas como campeão, Letícia Carla Brittes, da Escola David Coelho foi a vice-campeã e Maria Eduarda Savioli do CIEP ficou com a terceira colocação.

Os primeiros colocados receberam uma bicicleta como premiação, os segundos foram presenteados com um tablet e o prêmio oferecido aos terceiros colocados foi um aparelho de DVD. Representando o prefeito Félix Lengruber, ausente por conta de viagem oficial ao Rio de Janeiro, a secretária de Educação, Kellen Lengruber, ficou satisfeita com o resultado do projeto. "Esse nível aqui apresentado comprova não somente o sucesso do jogo, mas principalmente a qualidade do aprendizado, o interesse desses alunos em caminhar em direção ao saber e o comprometimento dos professores que têm sido fundamentais no dia a dia dos educandários. Estão todos de parabéns", declarou.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco