Secretaria de Gabinete e Comunicação

Secretário de Gabinete e Comunicação:

A Prefeitura de Macuco, por meio da Junta de Serviço Militar 076, promoveu na manhã da última quinta-feira, 17, na Quadra Poliesportiva do CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta, a solenidade de Juramento à Bandeira.

Jovens que completam ou já completaram 18 anos em 2015 participaram da cerimônia de juramento à Bandeira Nacional e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação ao Serviço Militar, documento que comprova que eles estão em dia com o Serviço Militar Obrigatório. No juramento, eles se comprometem a defender a nação brasileira em qualquer eventualidade para a qual possam ser convocados. Os dispensados continuam com sua obrigação militar até completarem 45 anos de idade.

O prefeito Félix Lengruber, presidente da Junta Militar, participou da cerimônia, conduzida pelo 1º Tenente Alício Farias, delegado da Junta e representante legítimo do Exército Brasileiro. Em Macuco, os jovens alistados para o serviço militar são dispensados do Serviço Obrigatório por residirem em município não tributário. No entanto, comparecer à cerimônia de Juramento à Bandeira é uma obrigação.

Além do juramento à bandeira, os jovens cantaram os hinos Nacional Brasileiro e do município de Macuco. Compondo a mesa de autoridades, o prefeito Félix Lengruber fez um breve discurso, destacando que este ato solene é de fundamental importância na vida de cada cidadão brasileiro, pois é o momento em que todos assumem grande responsabilidade com a nação. "Devo dizer que é esta fidelidade e este compromisso que possibilitam nossa soberania, nossa unidade nacional e nosso engrandecimento como nação", declarou Félix Lengruber.

Para encerrar a solenidade, o 1º Tenente Alício Farias esclareceu a obrigatoriedade do momento e a importância de guardar o certificado recebido. "Esse Certificado de Dispensa de Incorporação é o único documento legal e obrigatório para ingressar em concurso público, tirar passaporte e realizar a matrícula quando aprovado no vestibular para um curso superior. Vocês são exemplo de participação, entusiasmo e seriedade com os compromissos formais", comentou o Tenente.

Aqueles que perderam o prazo do Alistamento Militar devem comparecer a Junta de Serviço Militar da Prefeitura e mediante pagamento de multa solicitar o alistamento.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco