Secretaria de Gabinete e Comunicação

Secretário de Gabinete e Comunicação:

Quando afirma ser importante manter uma relação de cordialidade e respeito com lideranças dos governos Federal e Estadual, o prefeito de Macuco, Félix Lengruber, além de manifestar apreço aos companheiros da vida pública, se refere também às possibilidades de angariar recursos, firmar parcerias e implantar ações que se convertam em favor da população do município que administra.

Essa semana ele já fez duas viagens ao Rio de Janeiro, ao Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, e retornou à cidade de origem portando excelentes notícias, segundo suas próprias palavras. Numa das reuniões – tendo a seu lado o vereador Alan Jói –, Félix Lengruber conversou com o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, com quem acertou detalhes sobre a implantação de uma FAETEC em Macuco.

Segundo o prefeito, Gustavo Tutuca foi bem receptivo e solícito, demonstrando interesse e boa vontade em auxiliar Macuco. Depois dos primeiros entendimentos, considerados bem sucedidos, Félix acredita que as obras sejam iniciadas ainda esse ano, no CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta. "Trata-se de um grande investimento, que se refletirá fundamentalmente na educação e qualificação de jovens e adultos do município", confirmou.

Notabilizada pelo desenvolvimento de políticas de educação profissional e tecnológica pública e gratuita no Estado do Rio de Janeiro, a FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica) atualmente atende aproximadamente 300 mil alunos por ano, em 130 unidades de ensino, oferecendo Ensino Técnico de Nível Médio, na Formação Inicial e Continuada, Qualificação Profissional e na Educação Superior.

No intuito de aumentar o leque de opções para os macuquenses que buscam qualificação profissional, o prefeito ainda solicitou ao secretário Gustavo Tutuca que também se empenhasse para garantir a instalação de um CVT (Centro Vocacional Tecnológico) no município. "Nesse caso, a opção seria disponibilizar espaço na Escola Estadual Rodolfo Albino", esclarece Lengruber.

Outra tentativa do prefeito de Macuco foi junto ao chefe de Gabinete do governador Luiz Fernando Pezão, Affonso Monnerat. Félix solicitou liberação de recursos para obras na praça do bairro Dr. Chiquito, cujos valores ainda estão retidos na Secretaria de Planejamento do Estado, sem previsão de liberação. "Minha tentativa foi exatamente nesse sentido. Também abordamos as dificuldades dos municípios em virtude da grave crise financeira gerada pela queda de receitas", explica Félix.

Por: ASCOM Macuco