Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Apresentação do projeto homenageia enfermeira Maura Huguenin

Prevenir e controlar doenças crônicas não transmissíveis, ao mesmo tempo em que promove buscas ativas utilizando ferramentas eficazes. Esses são desafios pontuais da Gestão Municipal de Macuco, que culminaram com a criação do ‘Saúde em Foco’, projeto lançado nesta quinta-feira, 16, e que será executado com recursos financeiros provenientes de resoluções específicas da Secretaria de Estado de Saúde.

As autoridades que compuseram a mesa conheceram detalhes do projeto ‘Saúde em Foco’, que promete melhorar a qualidade de vida dos macuquenses

Na solenidade – marcada por homenagens à saudosa enfermeira Maura Huguenin, grande colaboradora do projeto – foram apresentados eixos delineadores do enfrentamento às DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), que irão priorizar ações preventivas nas áreas de alimentação saudável; tabagismo; uso abusivo de álcool; neoplasia de mama, colo do útero e próstata; saúde bucal; planejamento familiar; doenças cardiovasculares; diabetes mellitus; agravos, acidentes e violência.

Vice-prefeita Michelle Bianchini destacou o trabalho de todos os profissionais de saúde e o empenho do prefeito em mais uma conquista

Visando transformar positivamente a qualidade de vida dos macuquenses, o projeto promete reduzir os índices de mortalidade e comorbidades; promover ações de saúde diversificadas; reduzir despesas com procedimentos de média e alta complexidade; tornar a população replicadora de boas práticas de saúde; capacitar, profissionais de saúde e educação; e realizar procedimentos exclusivos.

Secretário Juninho da Saúde declarou que os esforços de cada profissional envolvido no projeto será determinante para o sucesso do mesmo em médio prazo

Para isso, serão disponibilizados, por meio das buscas ativas, serviços como orientações sobre prevenção; consultas especializadas; encaminhamentos ambulatoriais; exames preventivos; e atividades nas escolas e bairros. “Vamos equilibrar a saúde, com melhorias a médio prazo. Lutamos muito para conquistar esses recursos. Trata-se de um legado cujo grande contemplado será o povo de Macuco”, declarou o prefeito Bruno Boaretto, que participou do encontro ao lado de diversas autoridades.

A subsecretária de Saúde Marlise Quintana explanou sobre os eixos, objetivos e benefícios do projeto ‘Saúde em Foco’

Em tarde de emoção, a família da saudosa enfermeira Maura Huguenin recebeu uma justa e merecida homenagem da Gestão Municipal

Rivaldo Bada, presidente do Conselho de Saúde de Macuco, discursa observado por Nicolle Cipriano, secretária de Saúde de Nova Friburgo

Satisfeito com o lançamento de mais um projeto em prol de sua comunidade, prefeito Bruno Boaretto discurso ao lado da primeira dama e de sua vice-prefeita