Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

‘Setembro Amarelo’ é concluído com mobilização na praça

Dedicado à disseminação de informações sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida, o movimento ‘Setembro Amarelo’ mobilizou a população macuquense nessa conscientização, considerada indispensável pelas autoridades de saúde do município, que tratam o tema com a urgência e a seriedade que ele merece.

Marise Lutterbach e Fernanda Miliosse dividem a coordenação do CAPS/Macuco e destacaram o empenho e dedicação de toda a equipe

Para chamar a atenção da sociedade e fechar as ações com estilo, na quinta, 30, uma mobilização ocorreu no centro da cidade, liderada pela Secretaria de Saúde, através do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), mostrando que as políticas de defesa da vida são prioridade. “O assunto requer responsabilidade, sensibilidade e carinho, pois a vida é algo extremamente precioso”, define o secretário Juninho da Saúde.

A intenção dos integrantes do CAPS é fazer com que a Caixa do Desabafo seja disponibilizada em prontos estratégicos da cidade para receber as mensagens

Respeitando as normas de segurança, o evento teve panfletagem com orientações sobre o tema, amostra de frases de otimismo e incentivo à vida e uma novidade: a ‘Caixa do Desabafo’, que será disponibilizada em pontos específicos da cidade, onde os moradores poderão depositar mensagens descrevendo emoções e sentimentos. Falando pelo CAPS, as coordenadoras Marise Lutterbach e Fernanda Miliosse enalteceram o trabalho em equipe e disseram que a luta não para com o final da campanha.

Frases impactantes contra o suicídio integraram a manifestação no centro da cidade, oferecendo importantes incentivos à valorização da vida

“O Centro de Atenção Psicossocial estará sempre aberto, prestando auxílio, suporte e orientações sobre saúde mental a quem precisa. Basta nos procurar ou enviar mensagem pelo WhatsApp 2554-1846. Nossa missão é cuidar da vida”, diz Marisa.

Com distribuição de panfletos informativos e mensagens de apoio a quem precisa de auxílio, a mobilização conseguiu chamar a atenção de todos

Profissionais que atuam na equipe mostraram que o entrosamento é um aliado nas mais diversas campanhas idealizadas pelo CAPS

Fotos: Mateus Guimarães