Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Nutrição, higiene bucal e educação preventiva foram temas enfatizados

Apresentado há algumas semanas, o projeto ‘Saúde em Foco’ propunha buscas ativas capazes de revolucionar os atendimentos em Macuco. Isso já é realidade. Nos últimos dias, ações abordaram temas fundamentais como nutrição infantil, higiene bucal e educação preventiva, esta última enfocando particularmente a saúde feminina.

Os educandários estão conhecendo melhor nutrição e saúde bucal, já que escola e primeira infância são local e época propícios para construir bons hábitos alimentares e de higiene dental. Estão sendo enfocados temas como alimentação balanceada; alimentos ultraprocessados; alimentos e a saúde intestinal; glicemia, ganho de gordura e obesidade no aumento de riscos para doenças crônicas; escovação correta; bebidas e alimentos ricos em açúcar que prejudicam dentes e gengivas, entre outros conteúdos.

O ‘Saúde em Foco’ prioriza a conscientização da população. Nesse contexto, o comprometimento dos profissionais está fazendo os munícipes entenderem mais profundamente a necessidade de tratar com seriedade assuntos como prevenção do câncer de colo do útero e mama nas mulheres e próstata nos homens, por exemplo. Para isso, ações tomaram conta da sala de espera da Estratégia de Saúde Eliza Figueira, no bairro Barreira, onde também já houve a abordagem sobre planejamento familiar.

“Trata-se de um programa excelente, o qual destaco nesse primeiro momento a mobilização junto à comunidade e estudantes da enfermeira Tamiris Martins, nutricionista Maxine Montechiare e dentista Gabrielle Boaretto, além das equipes de suporte que cuidam de toda a infraestrutura”, lembrou Marlise Quintana, subsecretária de Saúde de Macuco, acrescentando que o trabalho tem aval do prefeito Bruno Boaretto.

Fotos: Mateus Guimarães