Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

‘Saúde em Foco’ oferece treinamento para profissionais macuquenses

Em mais uma iniciativa do Programa ‘Saúde em Foco’, assim como já havia ocorrido com professores do município, dessa vez as atenções estiveram voltadas aos profissionais de saúde de Macuco, com a realização, no Auditório do Rural Park, na quinta-feira, dia 25, do Curso ‘BLS – Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros’.

Experiente e muito elucidativa em seus ensinamentos, a enfermeira Eucileia Aguiar deu um show durante sua palestra no Rural Park

Novamente sob a coordenação da experiente bombeira e enfermeira especializada em técnica de emergência médica Eucileia Aguiar, o treinamento prático destacou o suporte básico de vida, mostrando aos profissionais de saúde – entre os quais estavam enfermeiras, técnicas em enfermagem, socorristas e motoristas de ambulância – o comportamento adequado em situações adversas visando o salvamento de vidas humanas.

Conhecedora dos temas, a palestrante simulou uma série de situações emergenciais para aumentar o tom de realidade para os profissionais de saúde

Dentre as temáticas colocadas aos cursistas, o que chamou mais a atenção foram as técnicas apresentadas para que numa situação de emergência os profissionais saibam manter a viabilidade de órgãos vitais até a chegada do socorro especializado. Para isso, eles puderam contar com explanações sobre RCP (ressuscitação cardiopulmonar) e uma série de outros aprendizados com o auxílio de um manequim para um melhor treinamento.

Os cursistas simularam na prática uma manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em emergência por obstrução de corpo estranho

Mais um momento de abordagem prática sobre ventilação artificial que poderá ser muito útil aos profissionais de saúde nos casos de emergência

Instrutora exemplificando uma das maneiras corretas de colocação de uma propensa vítima em situação emergencial

Todos os participantes da palestra demonstraram estar absorvendo bem os ensinamentos a partir das simulações

A subsecretária de Saúde Marlise Quintana destacou a importância da programação oferecida através do ‘Saúde em Foco’

Marcaram presença na palestra a subsecretária Marlise Quintana e a coordenadora Operacional do ‘Saúde em Foco’, Gláucia Vila Nova.

Fotos: Ederson Vilas Boas