Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Técnicos da Vigilância Ambiental recebem novos aprendizados

Criar uma estrutura operacional no Laboratório de Entomologia visando prevenir e controlar doenças transmitidas por vetores, descentralizando o diagnóstico de taxonomia de formas imaturas de culicídeos. Esse é o intuito da Vigilância Ambiental de Macuco, que numa iniciativa do secretário Juninho da Saúde e coordenação de Ivan  Tostes, firmou parceria com a Gerência de Pesquisa em Antropozoonoses da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde.

Através dessa integração foi possível realizar, entre 29 de novembro e 03 de dezembro, a Capacitação em Identificação de Formas Imaturas de Culicídeos. Destinada a técnicos municipais, o aprendizado irá ofertar, por intermédio de caracteres morfológicos e biológicos, conhecimentos capazes de fazer com que os profissionais definam hábitos e comportamentos implicados na transmissão de uma série de doenças.

Secretário Juninho da Saúde é entusiasta do setor e fez questão de acompanhar de perto o processo de aprendizado dos técnicos municipais

“Ao término da capacitação, os técnicos estarão habilitados a identificar espécies de vetores como Aedes aegypti e Aedes albopictus, por exemplo, insetos transmissores da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana, entre outras enfermidades. Quero externar minha gratidão aos representantes da Secretaria de Estado de Saúde, o gerente da GPA/SUBVAPS/SES-RJ, José Luís da Silva, e à técnica em entomologia Regina dos Santos”, comentou o secretário de Macuco Juninho da Saúde.

Fotos: Secretaria de Saúde