Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

CAPS de Macuco enfatiza o ‘Setembro Amarelo’

Você conhece o ‘Setembro Amarelo’? Trata-se, na verdade, do mês utilizado pelas autoridades de saúde mental para enfatizar de forma intensificada e buscar massificar temas que remetam à ‘Prevenção ao Suicídio’. Este ano, lançando mão do slogan ‘A vida é a melhor escolha!’, diversas ações já estão sendo desenvolvidas em todo país e Macuco tem feito sua parte com bastante efetividade através do CAPS.

Placas com mensagens positivas criadas pelo CAPS estão localizadas em pontos estratégicos do centro da cidade

Recentemente, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial desenvolveram com os usuários atividades para popularizar a campanha no município e auxiliar aquelas pessoas que enfrentam momentos delicados de instabilidade emocional e precisam de uma palavra amiga e acolhedora. Para isso, mensagens de otimismo e defesa da vida foram espalhadas pela cidade, escritas em plaquinhas dispostas em locais estratégicos.

Uma das plaquinhas foi colocada no jardim de entrada da Câmara Municipal de Macuco para chamar a atenção dos transeuntes

Todo ano são registrados mais de 700 mil suicídios no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, são mais de 14 mil casos anualmente. A maioria desses casos pode ser evitada oferecendo tratamentos psiquiátrico e informações de qualidade. Por isso, é fundamental que haja uma conscientização da importância da vida para ajudar na prevenção do suicídio. Procure o CAPS/Macuco, informe-se para aprender como ajudar o próximo e participe da campanha. Afinal, uma conversa, um abraço ou um simples ‘estou aqui’ pode salvar muitas vidas!

Como mostra a placa, ‘falar é sempre a melhor solução’ para receber apoio e resolver seus problemas

Fotos: Secretaria de Saúde