Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Ações destacam o ótimo trabalho de profissionais que atuam em Macuco

Na quarta-feira, 25 de outubro, o município de Macuco, por meio da Secretaria de Saúde e sua Coordenação de Odontologia, celebrou com entusiasmo o Dia do Dentista, destacando o compromisso contínuo dos profissionais de odontologia com a saúde bucal da comunidade. A data marcou uma ação especial no centro da cidade, na Praça Professor João Brasil, onde uma tenda específica foi montada visando conscientizar a população sobre a importância da higiene bucal para também garantir a manutenção da saúde geral.

Tenda montada no centro da cidade recebeu profissionais de odontologia para celebrar o Dia do Dentista e conscientizar a população macuquense

O trabalho desenvolvido pela Coordenação de Odontologia de Macuco é reconhecido pela abrangência e qualidade, com as equipes realizando ações periódicas meticulosamente planejadas e executadas, reforçando constantemente o compromisso com a saúde bucal dos macuquenses de todas as faixas etárias. Na ocasião especial, a tenda recebeu personagens do cotidiano odontológico que, além de difundir informações essenciais que destacam a relação entre a saúde bucal e o bem-estar geral, ofereceram gratuitamente kits de escovação, especialmente para as crianças em idade escolar.

Os profissionais mostraram, especialmente para as crianças, a importância de manter uma boa higiene dos dentes e da gengiva

Durante o evento, os profissionais de odontologia realizaram demonstrações de técnicas de escovação adequada, destacando a importância do uso do fio dental e da visita regular ao dentista. Além disso, foram entregues materiais informativos e educativos para os munícipes, fornecendo orientações valiosas para manter um sorriso saudável e, consequentemente, promover a saúde do organismo como um todo. Também foram levantados os cuidados para que seja possível prevenir o surgimento do câncer de boca e como realizar o auto exame para detectar precocemente a doença.

Famílias macuquenses participaram da ação e receberam todo carinho e orientações dos profissionais da Coordenação de Odontologia

Ativas durante o evento, a secretária de Saúde de Macuco, enfermeira Ana Paula Gonçalves, bem como a coordenadora de Odontologia, Shirle Falces, destacaram a relevância dessa iniciativa e elogiaram o comprometimento dos profissionais de odontologia, enfatizando que a saúde bucal desempenha um papel fundamental na prevenção de diversas doenças e na melhoria da vida das pessoas em todos os sentidos. Também participaram Yolanda Mellis, Simony Chevrand e Dilceia Boquimpani, da Assistência de Saúde Bucal; e os dentistas Paulo Roberto, Eveline Perrut e Bárbara Abreu.

Imagem confirma a relação de respeito e carinho entre os profissionais de odontologia e as crianças macuquenses

“Nossos dentistas são verdadeiros artífices dos sorrisos e desempenham um papel crucial na promoção da saúde da nossa comunidade”, afirmou Ana Paula, acrescentando que a ação foi bem recebida pelos moradores, que puderam esclarecer dúvidas, receber noções úteis e aprender práticas saudáveis de higiene bucal. O evento foi uma oportunidade para fortalecer a conscientização sobre a importância de cuidar dos dentes e gengivas, contribuindo para uma vida mais saudável e sorridente.

Participando ativamente da ação na Praça Professor João Brasil, a coordenadora Shirle Falces e a secretária Ana Paula Gonçalves trocaram boas ideias durante o evento

“O Dia do Dentista em Macuco serviu como um lembrete de que a saúde bucal é um aspecto essencial da saúde geral, e que os profissionais de odontologia desempenham um papel vital na promoção do bem-estar da comunidade. Também destacamos a importância de manter os dentes de leite), a cronologia desde o nascimento e a perda dos mesmos e também falamos da atuação dos profissionais quanto à prevenção, que é a chave para manter sorrisos brilhantes e vidas mais saudáveis”, declarou Shirle Falces.

Mostrando reciprocidade ao ótimo trabalho desempenhado pelos profissionais de odontologia, os moradores esbanjaram carinho e admiração

Estudantes de todas as redes de ensino do município estiveram presentes para celebrar o Dia do Dentista e conhecer mais detalhes sobre a saúde bucal

A ação reuniu moradores de todas as idades, incluindo jovens e idosos, numa integração com os profissionais de odontologia da cidade

Para facilitar a compreensão da garotada presente, a organização apresentou um grande adereço em formato de boca