Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

 
 
 

Coordenadora do Programa ‘Empoderadas’ faz visita técnica a Macuco

Criar uma rede diversificada e integrada que interaja de forma concreta e eficiente para garantir políticas públicas eficazes e protetivas para as mulheres. Essa foi a maior lição da palestra ministrada por Erica Paes, coordenadora do programa ‘Empoderadas’, do Governo do Estado, que a convite da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco promoveu uma visita técnica ao município.

Palestra com Erica Paes foi motivo de empolgação pela importância do tema

Realizado nesta terça-feira, dia 27, no Macuco Rural Park, o encontro – prestigiado por representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Forças de Segurança, Governo Municipal, Poder Legislativo e sociedade civil organizada – serviu para que a coordenadora apresentasse o programa que tem sido decisivo no enfrentamento à violência de gênero, fortalece o combate à violência e orienta as mulheres sobre as maiores situações de risco e suas formas de prevenção.

Erica destaca a necessidade de políticas protetivas para a defesa das mulheres

Após breve apresentação, incluindo relatos fortes sobre enfrentamento e superação à violência, Erica Paes – que é faixa preta de Jiu-Jitsu e especialista em segurança feminina – conquistou o público com sua explanação, deixando evidente que o programa ‘Empoderadas’ vai muito além da conscientização e preparação das mulheres. “Temos uma ferramenta efetiva para fazer avançar políticas públicas em favor das mulheres. Resignificamos e salvamos vidas”, declarou sob aplausos.

Ao lado do prefeito Bruno, vice Michelle Bianchini também aprovou a ação

A visita técnica foi primeiro passo. Em breve haverá uma ação para identificar dados e vocações do município, pois a partir daí o ‘Programa Empoderadas’ irá traçar, junto com as lideranças locais, as estratégias a serem empregadas para auxiliar as mulheres. Nesse contexto, a força do Polo Leiteiro de Macuco será fundamental e poderão surgir propostas de cursos de capacitação e qualificação profissional que fomentem trabalho e renda para dar mais dignidade às mulheres.

Anfitriã do encontro, a secretária Claudia Bonan fez a abertura do encontro

 Integraram a Mesa de Autoridades, além de Erica Paes, o prefeito Bruno Boaretto; a primeira dama Andreia Boaretto; a secretária de Desenvolvimento Social  Claudia Bonan; a vice-prefeita Michelle Bianchini; o delegado da 154ª DP, Gilberto Silva; e o presidente da Câmara Julio Badini. Também participaram a juíza da Comarca de Cordeiro, Samara Freitas; a promotora de Justiça Daniella Bard; vereadores locais; lideranças femininas da OAB; e secretários e servidores da Gestão Municipal.

Juíza da Comarca de Cordeiro, Dra. Samara Freitas conversa com Erica Paes

Delegado Gilberto Silva é titular da DP que responde por Cordeiro e Macuco

Presidente Julio Badini representou o Poder Legislativo de Macuco no evento

Palestrante recebe do prefeito e secretária embalagem de produtos Macuco

Vereadores macuquenses fotografados ao lado da palestrante Erica Paes

Participantes do encontro, palestrante e representantes da Polícia Militar

Público assiste à visita técnica no Auditório Francisco Dornelles, Rural Park

Texto/Fotos/Legendas: Ricardo Vieira