Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

Grupos de Macuco exibem a força de suas tradições na abertura do evento

São muitos os elogios feitos ao Departamento de Cultura da Prefeitura de Macuco diante do sucesso alcançado pelo Concurso Beleza Negra, realizado no último domingo, dia 27, no centro da cidade, e que ganhou uma popularidade acima da média.

Como não poderia deixar de ser, a Capoeira é uma das mais difundidas formas de cultura e folclore entre os macuquenses

Os desfiles foram o foco principal, mas a programação que antecedeu também foi ótima, especialmente por trazer à tona a força das tradições macuquenses quanto às atividades folclóricas e culturais preservadas pela comunidade negra da cidade. “A cultura afro é muito presente no município e externo nossa gratidão às lideranças que difundem esse trabalho e repassam às novas gerações”, diz a diretora Naná Boquimpani.

Pela formação jovem dos grupos é possível notar que Macuco ainda tem muito a contribuir com a tradição folclórica regional

Foram verdadeiros shows. A Capoeira fez a atrativa mescla entre esporte, luta, dança e música. Já o Maculelê expôs sua origem da arte marcial armada, atualmente uma forma de dança que simula uma luta tribal tendo como arma dois bastões. Outra atração foi o Jongo, ritmo africano oriundo de Congo-Angola, cuja dança é praticada ao som de tambores e integra a cultura afro-brasileira.

Fotos: ASCOM/Macuco