Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

Noite da beleza consagra Lys Helena e Cleiton Tolentino

Preservar a Cultura Negra é regra em Macuco. Isso ficou claro na noite festiva do último sábado, dia 26 de novembro, quando a comunidade macuquense compareceu em massa à Praça Professor João Brasil para acompanhar a edição 2022 do Concurso Beleza Negra, tradição que já extrapolou as fronteiras municipais e conquistou definitivamente seu espaço na agenda cultural regional com criatividade e organização.

Vencedores do Concurso Beleza Negra 2022 entre a prefeita Michelle Bianchini e o secretário de Governo João Vitor Pontes

Reforçando a consciência coletiva quanto aos temas relacionados à Raça Negra, a abertura do evento coube ao Movimento Negro de Macuco, representado por Marília Leopoldino e Roseli das Neves, cujas falas foram acompanhadas atentamente pela prefeita Michelle Bianchini, pelos secretários de Governo João Vitor Pontes e Esporte, Lazer, Turismo e Cultura Hugo Carvalho e diretora de Cultura Deginar Boquimpani.

Momento de entrega de prêmio e passagem de faixa ao vencedor do Concurso Beleza Negra de Macuco

Concretizada a parte sociocultural, a passarela se iluminou às concorrentes femininas e aos masculinos que desfilaram coletiva e individualmente e foram avaliados nos quesitos simpatia, apresentação, originalidade e beleza facial e corporal, com os jurados atribuindo notas de 5 a 10 pontos. Formaram o júri a psicopedagoga Margareth Anselmo; o educador multidisciplinar Roberto Zaniboni; a nutricionista Valéria Araújo; a designer Soraia de Oliveira; o jornalista José Atalide; e a advogada Aleandra Lima.

Lys Helena recebendo o prêmio como vencedora das mãos do secretário de Governo e Gestão João Vitor Pontes

Vitoriosos no Concurso Beleza Negra 2021, Rayane Rufino e Guilherme Simões se despediram de seus reinados e passaram as faixas aos novos vencedores. Na categoria feminina, vitória de Lys Helena Ramos Arruda, com 286 pontos. No segmento masculino, conquistou o primeiro lugar, com 295 pontos, Cleiton Tolentino. As segundas e terceiras colocações – no feminino e masculino, respectivamente, – ficaram com Letícia Marinho, Anna Vitória Ferreira, Bruno de Lima e Erlan Barcellos.

O encontro – marcado pela integração calorosa entre plateia e concorrentes – ainda teve a participação da Capoeira Elite de Bimba, que brindou o público com capoeira, samba de roda e jongo, e um ótimo show com Júnior Santos. “Essa marca cultural, esse concurso inimitável e essa valorização da negritude são coisas nossas. Por isso, agradeço à equipe fantástica, aqui representada pela Naná Boquimpani, e a esses expectadores fieis de nossa Macuco”, relatou a prefeita Michelle Bianchini.

Os vencedores de 2021 se despedem dos postos e dão vez para que Lys Helena e Cleiton Tolentino possam reinar

Corpo de Jurados escolhido pela Comissão Organizadora para a difícil missão de eleger os vencedores do Concurso Beleza Negra 2022

Prefeita Michelle Bianchini teceu elogios à organização e falou sobre a manutenção das tradições em Macuco

Movimento Negro de Macuco foi representado por Marília Leopoldino e Roseli das Neves no evento