A tradicional festa em comemoração ao padroeiro de Macuco, São João Batista, foi realizada do dia 21 ao dia 24 de junho com diversas atrações que reuniu grande público, como as bandas católicas Rosas de Saron e Tony Allysson, além de muito forró e sertanejo. Missa, procissão, quadrilhas e a tradicional alvorada fizeram parte da programação.

No sábado, a noite começou com a apresentação da quadrilha Rastapé, de Nova Friburgo e em seguida correu o Bingolão em benefício à construção da nova igreja matriz de São João. Três prêmios foram disputados: R$ 2 mil (saíram para Rio das Ostras e Visconde), uma moto 0km (para Nova Friburgo) e um Palio 0Km (para Cantagalo). Abanda Rosas de Saron abriu a noite de música levando para Macuco a turnê do seu mais recente DVD, “Latitude Longitude”, que foi premiado com o Troféu “Louvemos o Senhor”, o Prêmio Nacional da Música Católica. Logo após, o cantor Bira Bello colocou o público para dançar com repertório sertanejo.

No domingo os católicos apresentaram a quadrilha Arrasta Jovem e em seguida foi o Ministério Anjos de Unção da própria Paróquia. A noite foi encerrada com Forró Lumiar. Na segunda-feira o Ministério Adonai deu o tom de louvor e em seguida forró pé de serra com a banda Forró Raiz do Sana.

O dia do padroeiro São João Batista, dia 24, começou cedinho, às 5 horas com a Alvorada com a Sociedade Musical São João Batista. O pessoal que acordou cedo para acompanhar a banda pelas ruas de Macuco foi recebido com chocolate quente oferecido pelo senhor Antonio Bianchini. Às 10 horas foi celebrada missa solene com a presença do bispo Edney Gouveia. Ainda celebrando o nascimento do santo anunciador, João Batista, a noite a comunidade seguiu em procissão com os andores de cada capela do município. Logo após o pároco local, Padre Wilton, juntamente com o padre Alexandre, de Cordeiro, celebraram missa campal na praça, no centro da cidade.

Encerrando os festejos de São João, queima de fogos e um show com o cantor Tony Allysson, que levou para Macuco as “marcas da vitória” e uma noite cheia das graças de Deus.Para o coordenador de Turismo Beto Lattanzi a festa de São João este ano superou as expectativas, especialmente de público nos quatro dias. Além de ter sido elogiada pelos visitantes e próprios moradores.

O vice-prefeito Marcelo Mansur agradeceu todos os envolvidos na organização da festa, o apoio do Governo do Estado e  parabenizou a comunidade católica. Marcelo ainda justificou a ausência do prefeito Félix, que se encontrava hospitalizado devido a um mal estar sentido na madrugada do início dos festejos.

Fonte: Secom Macuco/Flávia Guerini

Fotos: Anderson da Silva