Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Aquicultura

Secretário: Paulo Sérgio Oliveira Daflon

Secretário de Agricultura de Macuco explica os resultados

Nenhuma iniciativa atinge a marca de mais de meio século de longevidade caso não haja comprometimento e dedicação de seus idealizadores e organizadores quanto à forma de geri-lo. Isso explica com muita precisão o sucesso do Concurso Leiteiro de Macuco, que em 2022 completou sua 52ª Edição esbanjando produtividade e qualidade.

Novilhas iniciando a sua produção também obtiveram índices bastante significativos no Concurso Leiteiro

Para melhor compreensão dos resultados obtidos após nove ordenhas realizadas durante quatro dias da Exposição Agropecuária de Macuco, o secretário de Agricultura do município, Paulo Sérgio Daflon, deu explicações objetivas sobre o sistema adotado, que comprovou a ótima produção das 37 vacas participantes nas categorias Vaca Geral (4), Novilha Geral (4), Vaca 40 kg (7), Vaca 30 kg (17) e Vaca Municipal (5).

Algumas vaca participantes descansam após a realização de mais uma das nove ordenhas do Concurso Leiteiro

Segundo o secretário, ao todo foram 19 produtores representando Macuco, São Sebastião do Alto, Duas Barras, Aperibé, Bom Jardim, Trajano de Moraes, Itaocara, Santa Maria Madalena e Conceição de Macabu. Sobre a Categoria Vaca Municipal – da qual concorreram apenas produtores locais cooperados na Cooperativa de Macuco e cuja propriedade estivessem localizadas no município –, a premiação ficou por conta da Prefeitura Municipal e os resultados finais da produção foram surpreendentes.

Não faltaram cuidados e atenção dos tratadores com as vacas durante o Concurso Leiteiro

Confira os repasses feitos pelo secretário Paulo Sérgio quanto às vacas mais bem colocadas em três categorias e suas médias diárias no concurso: CATEGORIA VACA GERAL – Presença, 58.700 / Zulmira, 70.720 / Ousadia, 63.400 / Inglaterra, 62.900; CATEGORIA NOVILHA GERAL – Belinha, 22.600 / Lorena, 33.400 / Josilúcia, 40.900 / Previsão FIV, 51.300; CATEGORIA VACA MUNICIPAL – Manchada, 53.400 / Manchete, 49.400 / Raquel, 54.300 / Moeda, 63.400 / Boa Sorte, 22.000.

Secretário de Agricultura de Macuco, Paulo Sérgio Daflon destacou os ótimos índices da produção das vacas do município

A Cooperativa de Macuco é parceira do Concurso Leiteiro e beneficiadora de leite da produção local