Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Meio Ambiente e escola se unem no plantio de mudas nativas

Não é por acaso que a Secretaria de Meio Ambiente de Macuco procura manter uma relação estreita com a comunidade. O objetivo, segundo o secretário Firmo Daflon, é tornar as ações ambientais cada vez mais populares e participativas, o que garante uma integração maior na disseminação de lições e ações de preservação ambiental.

Orientada pelo secretário Firmo Daflon, garotada colocou a mão na massa na hora de realizar o plantio das mudas de Oiti, espécie nativa da Mata Atlântica

Uma amostra disso ocorreu nesta terça-feira, 21 de setembro, quando é comemorado o Dia da Árvore. Em parceria com a direção, professores e estudantes do CIEP Municipalizado Honório Peçanha, a equipe do Meio Ambiente promoveu uma ação comunitária para celebrar a data, plantando dez mudas de Oiti.

Estudante rega a muda de Oiti após o seu plantio nas proximidades do CIEP Municipalizado Honório Peçanha

Espécie originária da Mata Atlântica, popular nas áreas urbanas e muito utilizada na arborização de várias cidades brasileiras, as mudas foram plantadas nas proximidades do CIEP com auxílio de alunos e professores. “O intuito é trazer sombra ao longo desse percurso num futuro próximo”, explica Firmo Daflon. Reciclagem e sustentabilidade também estavam na ação, pois as latas em que as mudas foram levadas ao local de plantio são de tinta utilizada em obras da Prefeitura.

Oiti plantado em frente ao CIEP é a demonstração clara da parceria entre a Gestão Municipal e a comunidade macuquense na preservação ambiental

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente preparam as covas para que meninas e meninos façam o plantio das mudas de Oiti próximo o CIEP

Observando a responsabilidade ambiental, como manda a regra, funcionários da Prefeitura de Macuco retiram da lata a muda nativa antes que ela seja plantada

Após crescidas, as mudas de Oiti prometem oferecer sombra ao longo das proximidades do CIEP para quem trafega no local