Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Sagui-de-cara-branca foi encontrado na casa de uma moradora

Tratar com seriedade e dedicação todas as questões ambientais relacionadas ao município tem sido uma função diária abraçada pela excelente equipe de profissionais da Secretaria de Meio Ambiente de Macuco, que vez por outra também acaba se deparando com surpresas bastante inusitadas durante as jornadas regulares de trabalho.

Pequeno Sagui-de-cara-branca momentos antes de ser devolvido ao habitat natural num local pertencente à Mata Atlântica

Foi exatamente isso o que ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 11 de janeiro, quando chegou à sede da entidade a solicitação de uma moradora da Zona Urbana macuquense informando o aparecimento de um animal silvestre em sua residência. Sem titubear, prontamente a fiscalização ambiental se deslocou ao local para a averiguação.

Pequena porção de Mata Atlântica onde o animal silvestre foi solto após a captura pela equipe de Meio Ambiente de Macuco

Assim que chegaram os profissionais recolheram o animal e constataram se tratar de um Sagui-de-cara-branca, chamado popularmente de ‘mico’. “Na verdade é um primata pequeno que habita a Mata Atlântica, com a cabeça totalmente branca, pelos negros na região anterior do manto e faixas alaranjadas na região posterior, com cerca de 20 e 25 centímetros de comprimento, que vive em grupos e é mais ativo pela manhã e ao entardecer”, explicou o secretário de Meio Ambiente Firmo Daflon.

Maria Clara Nogueira, André Jardim e secretário Firmo Daflon se dirigiram ao local para atender à solicitação

Após examinar minuciosamente e observar as condições normais e satisfatórias do animal silvestre, a equipe decidiu pela sua soltura em seu habitat natural. Essa espécie se locomove por distâncias relativamente longas e sua principal atividade social é a catação, que é retirada de parasitas entre os pelos e uma forma de estabelecer laços afetivos. Sua alimentação é à base de pequenos invertebrados, frutas, flores e néctar.

Típica vegetação onde habitam os animais silvestres da espécie encontrada na residência macuquense

Fotos: Assessoria de Imprensa