Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

Iniciativa visa valorizar e difundir o trabalho dos artesãos de Macuco

Junho é um mês importante nos contextos cultural e religioso para o município e também para os moradores de Macuco, que nesse período, mais especificamente no dia 24, se dedicam às comemorações e devoções relacionadas ao padroeiro do município, São João Batista, considerado um dos santos mais populares do Catolicismo.

REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE ESTANDARTES

Pensando em evidenciar a data, valorizar e expor o trabalho dos artesãos macuquenses, o Departamento de Cultura lançou o projeto ‘Arte na Rede’, que promoverá o 1º Concurso de Estandartes e, posteriormente, uma exposição online de estandartes confeccionados artesanalmente por artistas da comunidade, tendo como tema exatamente a cultura tradicional dos festejos do padroeiro São João Batista.

Outra coisa relevante relacionada ao ‘Arte na Rede’ é que ele homenageará Rosângela Gomes Pacheco, falecida recentemente, e reconhecida como uma figura pública respeitada e admirada, além de exímia artesã, que durante sua trajetória de devoção a São João Batista dedicou parte do tempo à confecção de belos estandartes.

Serão aceitos trabalhos em tecido, metal, madeira, couro e cerâmica, entre outros, e as inscrições poderão ser feitas na sede do Departamento de Cultura, entre os dias 01 e 20 de junho. Serão premiados os três primeiros classificados, seguindo a programação do Departamento de Cultura. Mais detalhes estão no Regulamento, em anexo a essa matéria. Confira e inscreva-se o quanto antes.

Fotos: Departamento de Cultura