Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

Macuco sedia encontro e municípios podem ganhar oficinas

O prefeito Bruno Boaretto sempre defendeu uma coalizão entre os municípios regionais para garantir um crescimento equilibrado e satisfatório para todos. Seguindo a diretriz do prefeito de Macuco, o Departamento de Cultura do município mostrou, no dia 18 de outubro, que continua trabalhando pelo fortalecimento da cultura regional.

A diretora Naná Boquimpani intermediou um encontro realizado na sede da Sociedade Musical São João Batista, que recebeu ativistas culturais das cidades circunvizinhas e o professor e músico Jorge Ayer, atual presidente do Fórum Serrano de Cultura e coordenador institucional do Projeto Inculca. Também esteve presente Lia Calda, responsável pela Casa dos Saberes, em São Pedro da Serra, Nova Friburgo.

Dentre as novidades foi apresentado um projeto cultural que pretende viabilizar oficinas para ampliar os conhecimentos dos carnavalescos da região, incluindo aprendizados sobre confecção de fantasias. “Nosso desejo é que Macuco sedie essas oficinas, voltadas aos municípios regionais para aperfeiçoar ainda mais o trabalho de nossos profissionais e dar mais brilho aos carnavais”, expôs a diretora Naná.

Além da diretora de Cultura macuquense, também se mostraram empolgados com essas novas possibilidades militantes das áreas de capoeira, folias de reis e escolas de samba de Macuco, que apostam nas iniciativas como forma de fortalecer a cultura carnavalesca regional. Também presenciaram o encontro os representantes do Conselho Municipal de Cultura e das secretarias de Educação, Turismo e Esporte e Lazer de Macuco, além de Vinícius Stael, integrante da Secretaria de Cultura de Cantagalo.

Fotos: Departamento de Cultura