Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

Sucesso absoluto na Live do 49º Festival de Folias de Reis de Macuco

Considerado ‘Patrimônio Cultural Imaterial do Município’, o Festival de Folias de Reis de Macuco já se consagrou como uma das mais fiéis e importantes manifestações folclóricas de toda região e sua fama corre pelo território fluminense. Esse ano, porém, ao completar a sua 49ª Edição, o evento precisou ser realizado de forma inusitada, tudo em virtude dos desdobramentos da pandemia do coronavírus, que obrigou o Departamento de Cultura a idealizar uma live transmitida em tempo real.

Entretanto, há de se afirmar – pautando a narrativa nos comentários dos próprios personagens envolvidos com o tema – que foram surpreendentes o brilho e o sucesso dos moldes adotados pelos organizadores em 2022. Nó sábado, 5 de março, o Rural Park viveu momentos abençoados com cânticos e louvores ao Menino Jesus, como reza o legado das Folias de Reis, que exaltam os três Reis Magos, que orientados pela Estrela de Belém visitaram e presentearam o Filho de Deus na noite de seu nascimento.

Quatro agremiações honraram as tradições do município na live, garantindo a popularidade do festival. As bandeiras Estrela da Luz do Dia, Estrela da União, Irmandade São João Batista e Manjedoura de Macuco – com ritmistas sincronizados, uniformes vistosos e coloridos, pastorinhas graciosas e devotadas e palhaços criativos e trovadores – deram um show comandadas pelos mestres João Ferreira, Antônio Gonzaga, Valtenir Azevedo e Zé Carlos e Carlos Silva e Milton Monteiro.

Em nome do prefeito Bruno Boaretto, a vice Michelle Bianchini e a diretora de Cultura Naná Boquimpani enalteceram o papel dos ‘foliões reiseiros’ na força cultural de Macuco. Representaram a Câmara os vereadores Felipe Carvalho e Carlos Alberto Tico-Tico. Este último entregou um quadro em homenagem às agremiações. Por iniciativa da Prefeitura de Macuco, quatro instrumentos acordeons foram doados às Folias de Reis pelo Departamento de Cultura. Por fim, vale ressaltar que a live transmitida ao vivo teve mais de 2,4 mil acessos no Facebook Oficial do Município.

Fotos: Raphael Oliveira