Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

Exposição relembra a trajetória de Jalbi Rocha de Almeida

Alguns personagens da vida pública conseguiram marcar com atos de bravura, respeito, responsabilidade e amor à sua terra natal os seus nomes na história do município de Macuco. Muitos já estão devidamente eternizados no coração do povo, na cultura local e serão lembrados para sempre pela contribuição dada às futuras gerações. Agora foi a vez de a Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura fazer justiça a um desses filhos ilustres que tanto se doaram e dignificaram o nome do município.

No dia 24 de junho, data destinada à exaltação do padroeiro da cidade, São João Batista, uma atração integrante da programação do evento fez uma justa, merecida e definitiva homenagem àquele que em vida defendeu ferrenhamente os ideais dos macuquenses exibindo sua luta e amor irretocáveis, em especial para restaurar e resguardar a justiça quanto aos limites territoriais de Macuco: Jalbi Rocha de Almeida.

Numa noite de emoção, foi inaugurada a ‘Exposição Histórias e Memórias’, relatando um pedaço da trajetória do saudoso e inesquecível historiador, pesquisador e escritor Jalbi Rocha, que ficaria honrado em encontrar – num espaço simples como eram suas atitudes, mas organizado tal e qual as características de sua marcante personalidade – objetos e outros itens de seu acervo único e capaz de expressar com fidelidade o legado por ele deixado como herança aos macuquense de hoje e amanhã.

As autoridades o relembraram, como a diretora de Cultura Naná Boquimpani, que destacou a importância do espaço exibindo na Câmara Municipal fatos importantes do escritor. Também discursaram o secretário de Governo, João Vitor Pontes, falando pelos companheiros; o presidente do Poder Legislativo, Júlio Badini; o ex-prefeito Bruno Boaretto, representando a família do homenageado; e a prefeita Michelle Bianchini, que não poupou elogios à figura de Jalbi Rocha. “Não se pode dissociar sua imagem da história de Macuco. Um completa o outro e isso nos comove”, disse ela.

No contexto da exposição – acompanhada pela família, incluindo a filha Márcia Almeida Daflon – destaque para os cantinhos mostrando as paixões de Jalbi Rocha, como a Sociedade Musical, o Macuco Esporte Clube, as Folias de Reis, a Festa de São João Batista, poesias e crônicas de escritores como Honório, Nilo e Mathilde Peçanha e um banner de seu livro, como se ele o estivesse autografando. Ficam registrados os agradecimentos àqueles que se empenharam para uma exposição que revela um pedaço da essência do que é ser efetivamente um macuquense!

Fotos: Assessoria de Imprensa