Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

Carlinhos Fonseca assume o Departamento de Cultura de Macuco

Alguém um dia afirmou: “A grandeza de um ser humano se mede pela junção das palavras humildade e trabalho”. Quem conhece a trajetória de Antônio Carlos Gonçalves Fonseca sabe que essa frase se adapta perfeitamente bem à sua personalidade. O jeito simples de ser, a forma humilde com que trata seus semelhantes e a entrega abnegada ao trabalho de qualquer natureza estão naturalmente presentes em seu dia a dia, fazendo com que as pessoas próximas a ele o admirem e respeitem.

Pois essas características tão desejáveis na atualidade, quando alguns valores estão em escassez, estarão a serviço da Gestão Municipal Macuquense. Carlinhos Fonseca – como é popularmente conhecido no município – aceitou o convite da prefeita Michelle Bianchini para assumir a direção do Departamento de Cultura da Prefeitura de Macuco, função que a bem da verdade não será nenhuma novidade para ela, acostumado a desenvolver as mais diversas atividades culturais no município e região.

Conhecedor das questões públicas, Carlinhos tem passagens que avalizam sua escolha para o cargo. Na Gestão Municipal já foi recepcionista e atuou nas secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Obras. Porém, ganhou mais visibilidade exercendo o cargo de secretário de Cultura, durante o governo do saudoso prefeito Rogério Bianchini, com quem colaborou intensamente para o sucesso do segmento, especialmente na condução do Ponto de Cultura, entre os anos de 2009 e 2012.

Embora suas palavras sinceras e sua fala serena ratifiquem seu dom para a humildade, seu invejável currículo fala por si. Carlinhos é professor, formado em Recursos Humanos, pós-graduado em Auditória Pública e Contadoria pela UNIG/Itaperuna, está cursando o 7º Período de Engenharia na Universidade Estácio de Sá e também é artesão e músico autodidata e eclético. “Gosto de participar de tudo um pouco”, conta ele despretensiosamente, dizendo que também ‘quebra o galho’ como pedreiro e marceneiro. “Preguiça não faz parte de mim”, emenda com bom humor.

Ao dar as boas-vindas ao mais novo integrante da família, a prefeita enalteceu as qualidades de Carlinhos Fonseca, que conhece como poucos o funcionamento do setor cultural, incluindo a sua contribuição para a criação da Associação de Folias de Reis de Macuco, da qual ele foi presidente durante nove anos, entre 2005 a 2014. “Apesar de toda a bagagem cultural exposta nos cursos que ele tem, o que nos encanta e impulsiona é essa personalidade sem vaidades. Estou segura de que contribuirá muito conosco”, avalizou Michelle Bianchini.