Macuco relembra Dia de Santos Reis e tradição das folias
Impossibilitada de realizar eventos populares para evitar aglomerações, em virtude da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Macuco encontrou um jeito de relembrar aquela que é considerada uma data fundamental para a disseminação das tradições religiosas, folclóricas e culturais, que na cidade ganhou ainda mais destaque nos últimos anos graças às ações do Departamento de Cultura: o Dia de Santos Reis.
Santos Reis em Macuco promove encontro de gerações em torno das folias
Em suas páginas oficiais nas redes sociais, a Administração Municipal fez alusão à data marcante com um cartaz ilustrativo e uma mensagem singela direcionada aos adeptos das folias de reis, que no município são tratadas com bastante respeito e atenção, haja vista o fato de Macuco realizar o maior Festival de Folias de Reis da região, que em sua 46ª edição, realizada antes da pandemia, reuniu dezenas de grupos.
Bruno e Michelle entregando uma homenagem ao baluarte folião senhor Nico
Nas palavras do próprio prefeito Bruno Boaretto, entusiasta das folias de reis, assim como a vice Michelle Bianchini, como ainda não é possível reviver os momentos emocionantes dos últimos grandes encontros, fica registrada, com a homenagem postada nesse dia 6 de janeiro, a certeza de que Macuco tem enraizada em sua cultura popular a força dessa manifestação. “Somos referência nesse segmento folclórico, um celeiro de tradição. Se Deus quiser em breve voltaremos a celebrar a data em grande estilo”, garantiu o prefeito de Macuco.
Os palhaços, seus versos e brincadeiras são um espetáculo à parte nas folias
Diretora de Cultura Deginar Boquimpani com um folião no evento de 2018
Nas bandeiras a identidade da agremiação e a representação da devoção cristã
Texto e Legendas: Ricardo Vieira
Fotos: ASCOM Macuco