Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Rural Park terá o plantio de 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

Macuco deu um passo considerável visando à sustentabilidade ao ceder parte de uma área prioritária para o reflorestamento. O local é no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Rural Park) e obedecerá ao cumprimento de uma compensação ambiental, numa iniciativa imposta pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), envolvendo uma empresa que opera dentro do território municipal e é condicionada a realizar o plantio de aproximadamente 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

As covas para receber gradativamente as plantas nativas estão sendo devidamente preparadas pelos profissionais

Na ação ambiental exigida pelo INEA, a determinação é para que a empresa beneficiária plante as mudas, cuide delas e as mantenha protegidas até que atinjam um estágio de desenvolvimento suficiente para continuar crescendo autonomamente. A medida visa garantir que as mudas sobrevivam e prosperem, contribuindo efetivamente para a cobertura vegetal da região.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a iniciativa reforçará os esforços contínuos da Gestão Municipal para garantir ações que redundem efetivamente no reflorestamento no município, trazendo benefícios diretos à comunidade local. A área designada para o plantio está próxima ao centro urbano, prometendo uma melhoria significativa na sensação térmica e visual do parque em questão, que é considerado um ponto de encontro popular para atividades físicas, passeios e lazer dos cidadãos locais.

Mais uma das tomadas aéreas feitas por um drone ilustrando o tamanho do terreno que está se preparado para receber as mudas nativas

Firmo Daflon, secretário de Meio Ambiente, destacou a importância dessa colaboração entre os setores público e privado. “Essa parceria é crucial para atingirmos nossos objetivos de aumentar as áreas verdes e continuar trabalhando em busca da sustentabilidade. O aumento das árvores no Rural Park trará múltiplos benefícios, desde a melhora na qualidade do ar até a oferta de um ambiente mais agradável, aprazível aos olhos e saudável para os frequentadores”, aposta o ambientalista.

Equipes do Meio Ambiente estão recebendo orientações técnicas para garantir o correto plantio das mudas utilizadas

Imagens aéreas: João Pedro Calvelli