Departamento de Cultura

Prefeitura Municipal de Macuco

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

 
 
 

Dias de devoção, cores, encanto e folclore bem no coração de Macuco

A preservação vibrante da rica cultura brasileira ecoou pelas ruas de Macuco durante o último final de semana de janeiro, dias 27 e 28, sábado e domingo, marcando o grandioso 51º Festival de Folias de Reis. Graças à Gestão Macuquense, o evento se transformou num verdadeiro espetáculo de devoção, tradição e harmonia, envolvendo a comunidade local e milhares de visitantes em um turbilhão de cores e ritmos folclóricos.

Almir & Banda fazem ótimo show no encerramento do ‘Circuito Cultural’

A antevéspera de Natal na cidade de Macuco foi marcada por um espetáculo musical envolvente, celebrando as múltiplas vertentes do forró, que há muito tempo conquistou o coração dos brasileiros. No dia 23 de dezembro, o 'Circuito Cultural', projeto idealizado pelo Departamento Cultural da Secretaria de Esporte e Lazer, encerrou seu ano com chave de ouro, trazendo à tona toda a energia e alegria proporcionadas pelos ritmos nordestinos.

Banda reedita sucesso de apresentações anteriores

O pulsar rítmico da cultura musical de Macuco, uma força que inabalavelmente permeia festividades locais e regionais, continua impulsionando de forma incontestável os eventos mais animados da cidade. Numa infusão dinâmica tem como objetivo amplificar o alcance dos artistas da cidade, incentivando-os a conquistar novos espaços, ao mesmo tempo em que mantêm seus talentos e atividades sob os holofotes, um projeto se reapresenta a cada sábado de dezembro.

Noite de encanto cinematográfico teve exibição gratuita de ‘Minions 2’

A cidade de Macuco viveu mais uma noite de encanto e diversão no último domingo, dia 17 de dezembro, graças ao sucesso do Cine Tela. O evento, que já se tornou uma tradição local, proporcionou aos macuquenses uma noite de encontro e celebração em torno de uma das formas mais populares formas de cultura: o cinema. Com a exibição gratuita do filme ‘Minions 2: A Origem de Gru’, dezenas de espectadores, entre crianças, jovens e adultos, se reuniram para desfrutar do desenho longa-metragem em um ambiente descontraído e acolhedor.

Luciano do Forró embala a noite e sábado reserva novas emoções

No sábado, 9 de dezembro, Macuco mais uma vez se entregou aos encantos do projeto ‘Circuito Cultural’, que desta vez coincidiu com o evento especial ‘O Acender das Luzes de Natal’. O centro da cidade se encheu de energia positiva e muita alegria, reunindo um público excepcional em um gigantesco encontro comunitário. As famílias aproveitaram os embalos de sábado à noite para celebrar juntas a magia do Natal.

Macuco brilha e espetáculo de luzes ilumina o Natal da cidade

Quando abrimos os corações, as ‘Luzes do Natal’ invadem nossas almas, deixando que em nosso interior habite a essência do Filho de Deus! Assim aconteceu em Macuco, na noite de sábado, 9 de dezembro, numa comovente, bem organizada e badalada festa intitulada ‘O Acender das Luzes de Natal’, que novamente foi responsável pela reunião de centenas de famílias macuquenses no centro da cidade.

Vibrações renovadas e espetáculos musicais inesquecíveis em dezembro

A efervescente pulsação cultural de Macuco, que ressoa de forma incontestável nas festividades locais e regionais, agora se veste com uma roupagem nova, abrindo caminho para receber os festejos de final de ano valorizando suas mais ricas expressões artísticas. O palco desse movimento vibrante é o ‘Circuito Cultural’, iniciativa dinâmica e vibrante da Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura, através do elo criativo com o Departamento de Cultura.

Evento do Movimento Negro de Macuco teve palestras, arte e música   

Noite especial para os macuquenses. Na quarta-feira, 29 de novembro, o Movimento Negro de Macuco protagonizou um evento marcante, repleto de significado e emoção, para celebrar e valorizar história e cultura da Raça Negra. A iniciativa, que integra as atividades do mês da Consciência Negra, contou com o apoio fundamental da prefeita Michelle Bianchini, além da participação ativa de Edvando Oliveira, diretor do Centro Municipal de Saúde, e Deginar Boquimpani, diretora de Turismo.

Yasmim Gomes e Deyvid Oliveira eleitos Rainha e Rei 2023

Macuco expôs sua força durante a Semana da Consciência Negra com uma variedade de eventos – incluindo palestras e debates levados aos educandários municipais por especialistas regionais sobre o tema –, destacando-se principalmente o impactante Concurso de Beleza Negra. Realizado no último sábado, dia 25 de novembro, na sempre animada Praça Professor João Brasil, o evento atraiu centenas de pessoas, consolidando a reputação da cidade no cenário cultural regional.