Departamento de Cultura

Prefeitura Municipal de Macuco

Diretor de Departamento: Carlos Fonseca

 
 
 
 

Público excepcional confirma o sucesso do 50º Festival de Folias de Reis

A preservação da cultura brasileira passa pela difusão contínua das manifestações folclóricas populares e isso está presente de forma abrangente no planejamento da Gestão Municipal Macuquense, como ficou constatado no último final de semana de janeiro, quando da realização, nos dias 28 e 29, sábado e domingo, do 50º Festival de Folias de Reis de Macuco, um dos mais tradicionais e antigos do interior.

Missa solene marca abertura do Festival do Cinquentenário

Fiel às manifestações culturais e folclóricas que embalam a história do povo macuquense, a Gestão Municipal, através da Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura, preparou um evento especial para marcar a força de uma de suas tradições mais longevas, populares e difundidas ao longo do tempo.

Grupo Coletivo Nopok brinda Macuco com o espetáculo ‘Carrilhão’

Noite memorável, prazerosa e divertida, mesclando uma fantástica diversidade artística e o talento incontestável de dois grandes nomes das artes como há muito não se via em termos regionais. Assim pode ser classificada a noite de quinta-feira, 19 de janeiro, marcada pela apresentação do espetáculo ‘Carrilhão’ em Macuco, num trabalho bem elaborado e desenvolvido com maestria pelo Grupo Coletivo Nopok, que teve como estrelas principais os atores Fernando Nicolini e Daniel ‘Chicho’ Poittevin.

Coletivo Nopok apresenta o espetáculo ‘Carrilhão’

Alô, Macuco! Quem ama uma novidade, quer se divertir gratuitamente, conhecer de perto o trabalho excepcional de excelentes artistas e ainda por cima desfrutar de uma noite cultural, com um espetáculo bem elaborado, inteligente, mesclando Circo e Teatro numa mesma apresentação, não pode deixar de comparecer nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro, às 19 horas, à sede do Departamento de Cultura, em frente ao Múltiplo Uso.

Público vibra no Concerto da Sociedade Musical São João Batista

Ouvir música de qualidade é quase uma terapia, daquelas capazes de renovar nossas energias e nos transportar para um mundo de boas vibrações que todo ser humano deveria experimentar. Pois foi exatamente essa a sensação sentida pelas dezenas de pessoas que se juntaram no centro de Macuco no último sábado, dia 17.

Noite de sexta-feira marca inauguração da iluminação natalina

Se o Natal é a data magna da cristandade, nada melhor que aproveitar o clima dessa época do ano para aquecer ainda mais o coração das pessoas. Esse certamente foi o intuito da Gestão Municipal, que através da Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura, ofereceu uma ornamentação a altura dos momentos em que a humanidade e une em torno das celebrações do nascimento do Menino Jesus.

Carlinhos Fonseca assume o Departamento de Cultura de Macuco

Alguém um dia afirmou: “A grandeza de um ser humano se mede pela junção das palavras humildade e trabalho”. Quem conhece a trajetória de Antônio Carlos Gonçalves Fonseca sabe que essa frase se adapta perfeitamente bem à sua personalidade. O jeito simples de ser, a forma humilde com que trata seus semelhantes e a entrega abnegada ao trabalho de qualquer natureza estão naturalmente presentes em seu dia a dia, fazendo com que as pessoas próximas a ele o admirem e respeitem.

Noite da beleza consagra Lys Helena e Cleiton Tolentino

Preservar a Cultura Negra é regra em Macuco. Isso ficou claro na noite festiva do último sábado, dia 26 de novembro, quando a comunidade macuquense compareceu em massa à Praça Professor João Brasil para acompanhar a edição 2022 do Concurso Beleza Negra, tradição que já extrapolou as fronteiras municipais e conquistou definitivamente seu espaço na agenda cultural regional com criatividade e organização.