Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

 
 
 

Equipes de saúde imunizam mais de 200 moradores contra a gripe sazonal

No último sábado, dia 13 de abril, o município de Macuco viveu um dia de intensa mobilização no combate à gripe sazonal. O Dia ‘D’ da Campanha de Vacinação contra o Vírus Influenza foi marcado pela atuação coordenada da Secretaria de Saúde em conjunto com as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e a Coordenação de Imunização.

Personagem infantojuvenil foi às escolas divulgar vacina contra Influenza

Numa ação integrada que ratifica a parceria pontual entre as secretarias de Saúde e Educação de Macuco, reforçando a sinergia entre os profissionais de ambos os setores, aconteceu nesta quinta-feira, dia 11 de abril, uma ação visando promover a imunização e divulgação de informações cruciais sobre a Campanha contra o Vírus Influenza, causador da gripe sazonal, que por sua vez tem sido tratado também como prioridade numa união de esforços dos profissionais de saúde e educação macuquenses.

Visitação às residências providencia imunização contra o Vírus Influenza

Trabalho metódico e contínuo da Secretaria de Saúde de Macuco, através da Coordenadoria das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), a vacinação de munícipes acamados e domiciliados se mantém como regra no município para garantir uma abrangência cada vez maior e mais segura da imunização e assegurar que aqueles que não podem sair de casa não deixem de receber as doses vacinais por esse motivo.

Profissionais levam imunização ao CAPS e Pronto Atendimento

A Secretaria de Saúde de Macuco segue proativa na garantia da imunização da população contra o Vírus Influenza, responsável pela gripe sazonal. Em recente investidas, na semana passada, as equipes direcionaram esforços para promover a vacinação em locais estratégicos. No CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), funcionários receberam o imunizante, numa ação que visa não somente proteger esses grupos vulneráveis, mas também conscientizar sobre a importância da prevenção.

Profissionais da fisioterapia e equipe da secretária Ana Paula Gonçalves tiveram um encontro produtivo para traçar novos planos para o segmento

Nesta quinta-feira, 4 de abril, a Secretaria de Saúde de Macuco promoveu um encontro com profissionais de fisioterapia do município visando aprimorar os serviços oferecidos à comunidade e planejar novas estratégias de trabalho. A reunião é parte integrante das iniciativas da Saúde Macuquense para elevar a qualidade dos atendimentos e dos procedimentos disponíveis aos munícipes.

Estratégias de Saúde realizam ‘sala de espera’ com a comunidade

Considerada uma data importante para as autoridades de saúde, por fazer parte do calendário oficial mundial e ser apontada como uma luta travada com muita dedicação e comprometimento por parte de todos aqueles que militam diariamente no setor de saúde, o 24 de março marca a realização de atividades pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, quando o tema é amplamente debatido para mais esclarecimentos.

Programa de Saúde nas Escolas conscientiza sobre a vacinação infantil

Na quinta-feira, dia 21 de março, durante a reunião de pais e responsáveis no CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta, as secretarias de Saúde e Educação de Macuco uniram esforços mais uma vez através do Programa de Saúde nas Escolas (PSE). Dessa vez, os profissionais de saúde solicitaram que os responsáveis pelos estudantes levassem suas cadernetas de vacinação para conferência, visando verificar a real situação da vacinação e oferecer orientações sobre possíveis vacinas atrasadas.

Junto com o Estado, município intensifica ações com apoio da população

Após solicitação do município, através da Secretaria de Saúde, que enviou ofício ao Governo do Estado em 27 de fevereiro e teve sua reivindicação prontamente atendida, os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde iniciaram nesta quinta-feira, dia 7 de março, os trabalhos de passagem do Carro Fumacê em diversos bairros do município de Macuco, visando ao ataque intensivo de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças.

Atenção, moradores de Macuco!

O Carro do Fumacê passará no município durante três semanas consecutivas, já nessa semana, sempre às quintas e sextas-feiras (dias 07, 08, 14, 15, 21 e 22 de março), no período da manhã, a partir das 6h.

Auxílio virá do Governo do Estado após ofício da Secretaria de Saúde

Macuco já enfrentou noutras ocasiões surtos de dengue. Agora, o desafio é conter os avanços da doença diante do aumento alarmante de notificações e sintomas entre seus habitantes. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde enviou, no dia 27 de fevereiro, um ofício – Ofício SMS/VIG AMB Nº 003/2024 –, assinado pela secretária Ana Paula Gonçalves, e endereçado à Secretaria de Estado de Saúde.